Página inicial > Samba Enredo > U > Unidos de Vila Maria

ÚLTIMAS

MIX DE MÚSICAS

ARTISTAS RELACIONADOS

FOTOS

unidos-de-vila-maria - Fotos

De uma brincadeira bem animada, entre um grupo de amigos, fez nascer com muito ímpeto uma ação gloriosa que viria a ser a tradicional Escola de Samba Unidos de Vila Maria.

Entre os seus fundadores, lembramos de: Benedito Nascimento, o Dito Caipira, João Penteado, Zezinho de Vila Maria e Valdete Brandão. Sua ala de compositores contou no passado com nomes famosos a exemplo: Talismã, Tuniquinho Batuqueiro, Carlos de Vila Maria e outros. Localizada na zona norte da cidade, fundada em 1950 e oficializada em 10 de janeiro de 1954.

Começou desfilando pelas ruas do próprio bairro. Aos poucos estabeleceu seu percurso, indo de caminhão até o bairro do Brás, fazendo apresentações ao povo postado na Avenida Celso Garcia, Largo da Concórdia e Pari.

No ano de 1956 participou pela primeira vez de um desfile oficial, concorrendo ao lado de entidades famosas da época. Em 1957 conquistou o titulo de campeã.

Entretanto devido à ligeira confusão ocorrida na ocasião, em uma emissora de rádio que promovia aquele desfile, o titulo e o troféu foi entregue a Escola de Samba Lavapés, respeitada, querida e tradicional agremiação carnavalesca.

Com a garra de seus valorosos componentes, a Unidos de Vila Maria mostrou que era realmente boa de samba, e com raça consagrou-se campeã em 1958, alcançando o primeiro lugar, e sendo considerada a legítima vitoriosa. E ninguém pode contestar essa merecida conquista.

A entidade é, sem dúvida, uma das mais antigas de São Paulo, e já viveu fases gloriosas no carnaval paulistano, ostentando no seu pavilhão as cores verde azul e branca.

Após anos de difícil caminhada, a escola esta recuperando o espaço dentro do universo do samba, obtendo sucessivos bons resultados. A escola resiste e, apesar das dificuldades, estamos construindo nossa quadra coberta. E vai rumo ao jubileu de Ouro! Afinal como diz o samba-exaltação foi lá que eu me criei, e aprendi a batucar! Quantas saudades que eu sinto de você! Oh! Minha Vila Maria, eu não posso te esquecer!!!


Fonte: www.UnidosDeVilaMaria.com.br