O Terno

Fotos

Enviadas por usuários (5 FOTOS)

ÚLTIMAS

ESTAÇÕES

TERNO

O Terno é um power-trio de canção-rocknroll-pop-experimental de São Paulo-SP formado por Tim Bernardes (Guitarra e Voz), Guilherme d'Almeida (Baixo) e Biel Basile (Bateria). O grupo chama atenção por sua estética autoral, mesclando com originalidade influências e timbres sessentistas e contemporâneos que dão cor às interessantes composições da banda.

A banda lançou em agosto de 2016 Melhor Do Que Parece, terceiro álbum autoral d'O Terno, com uma sonoridade solar e vibrante. Gravados no Estúdio Canoa, o disco é um registro do jovem trio que mostra o entrosamento e espontaneidade musical vinda de um período de muita estrada para banda, que desde a entrada de Biel Basile na bateria, em janeiro de 2015, excursionou exaustivamente. No mesmo ano, o grupo ainda tocou no festival Primavera Sound 2016 (https://www.youtube.com/watch?v=ADw_ow28jUQ) , em Barcelona, e por Portugal. Ainda no mesmo ano foi premiado com o clipe da canção “Ai, Ai, Como Eu Me Iludo”, como “Melhor Clipe do Ano” pelo Júri do Prêmio Multishow, entre outras premiações.

Na ativa desde 2009, o trio tem três discos e um EP lançados e além de tocar por todo Brasil, já participou de grandes festivais como o Lollapalooza Brasil 2015 e Planeta Terra 2013. Seu disco de estreia 66 (2012) foi muito bem recebido pelo público e crítica. Com o clipe da faixa-título ganhou público na internet e conquistou prêmios de Melhor Clipe do Ano no Prêmio Multishow e Aposta MTV no VMB. Além de constar entre os 25 melhores do ano (tanto o disco quanto a música de trabalho – 66) pela Revista Rolling Stone Brasil e considerado pelo jornal O Globo como “um dos mais impressionantes discos de estréia de uma banda brasileira”.

Em 2013, o grupo lança seu EP Tic Tac-Harmonium onde começam as experiências sonoras para além do power-trio, Tic Tac ganha um clipe enquanto Harmonium é indicada na categoria ‘Nova Música' no Prêmio Multishow. No mesmo ano, O Terno se junta ao ídolo tropicalista Tom Zé gravando em seu EP Tribunal do Feicebuqui (que traz duas parcerias de Tim com Tom Zé) e seu disco sucessor Vira Lata na Via Lactea (na faixa Cabeça de Aluguel). Além das parcerias com Tom Zé o vocalista Tim Bernardes já compôs músicas com nomes como David Byrne (na faixa All Around You da cantora Tiê, que também assina a música) e Adriano Cintra (Cansei de Ser Sexy).

No ano seguinte o homônimo O Terno foi lançado de maneira independente, em CD, Vinil e download gratuito, assim como os trabalhos anteriores do grupo. O álbum consolidou uma estética e sonoridade que a banda vinha esboçando. Num repertório autoral de 12 músicas, cada uma com seu universo próprio de clima e composição o disco foi também muito bem recebido pela crítica (saindo novamente entre os 15 melhores do ano na revista Rolling Stone e muitas outras listas no Brasil e América Latina) e público. Ainda no final de 2014 o trio passou por uma mudança de formação; Victor Chaves, baterista desde 2009 deixa a banda dando lugar ao atual baterista do trio, Biel Basile.