Há exatos 40 anos, "The Smiths", o primeiro álbum dos Smiths, chegava às lojas do Reino Unido. Para marcar a data, o NME, por décadas uma das mais importantes publicações do Reino Unido, que hoje sobrevive online, criou um ranking com todas as gravações da banda elencadas em ordem de grandeza.

Com um primeiro lugar um tanto inusitado, veja o top 10 no fim deste texto, o "top 73" atesta a qualidade da banda - mesmo músicas presentes em posições inferiores, digamos o B-side "Jeane" no 65° lugar, são descritas de maneira positiva.

The Smiths
A homenagem da publicação faz muito sentido, afinal é difícil dissociar a imagem do jornal e a do quarteto que, também em fevereiro de 1984, estampou pela primeira vez a capa do tabloide. Várias outras viriam nos anos seguintes.

Para o NME, os piores momentos dos ingleses de Manchester são as faixas instrumentais que foram incluídas como extras de alguns compactos: "Money Changes Everything", é tida como o ponto mais baixo deles. Entre as composições de Morrisey e Johnny Marr, "I Keep Mine Hidden, a última canção que eles gravaram, tem a pior colocação, no 69° posto.

O top 10 mostra que o melhor da banda está principalmente nos dois primeiros anos de carreira - 1983 e 1984 - e no álbum "The Queen Is Dead" (1986). E é do terceiro álbum do grupo que vem a grande campeã: "Cemetry Gates", Uma faixa que, não foi lançada como single e não tocou nas rádios e que, como explica o texto, "estende a mão para você como se estivesse vindo do além. É uma música para ser cobiçada, um segredo para desfrutar." o texto chega a conclusão de que esta é a faixa que resume a história dos Smiths.

Confira:

The Smiths
10 - "Reel Around The Fountain" (1984)
9 - "Rusholme Ruffians" (1985)
8 - "I Started Something I Couldn't Finish" (1987)
7 - "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want" (1983)
6 - "The Queen Is Dead" (1986)
5 - "Bigmouth Strikes Again" (1986)



4 - "How Soon Is Now?" (1984)



3 - "There Is A Light That Never Goes Out" (1986)



2 - "This Charming Man" (1983)



1 - "Cemetry Gates" (1986)