Sem razão aparente, muitas músicas de astros do quilate de Djavan, John Lennon e Roberto Carlos desapareceram do Spotify.

Até o momento, nenhuma explicação foi dada pela plataforma,os artistas, ou seus porta-vozes, sobre o que aconteceu e o fato é que, desde ontem (28), muitas canções destes artistas, incluindo vários grandes sucessos, estão indisponíveis. Em outros serviços de streaming musical, o problema não se verificou.

A situação vem gerando reclamações nas redes socias e apelos de fãs aos próprios cantores, como a imagem que ilustra este texto, retirada do Instagram de Djavan, que completa 75 anos nesta segunda-feira, mostra.

No caso dele, álbuns como "Luz", "Lilás" e "A Voz e o Violão", simplesmente foram apagados da plataforma. Vários outros estão lá, porém a maioria com músicas indisponíveis.

John Lennon
Com John Lennon as versões originais de quase todas as canções do ex-Beatle estão indiponibilizadas, ainda que seja possível ouvir algumas delas nas mixagens feitas mais recentemente nos discos "Imagine" e "Plastic Ono Band".

A principal playlist de Roberto Carlos, tem um bom número de músicas faltando. Uma busca na discografia do cantor, mostra que LPs como os de 1971 e 1972 podem ser ouvidos do início ao fim. Outros, como o álbum de 1981, só estão com algumas poucas canções disponibilizadas.

Caso alguma explicação seja dada, ou as músicas retornem à plataforma, este texto será atualizado.

Atualização:

Às 17 horas do dia 29 de janeiro, muitas das músicas de Djavan estavam de volta ao Spotify, mas não todas - certos discos seguem com músicas bloqueadas.

EM mensagem divulgada nas redes sociais, a equipe do cantor revelou não saber o motivo para o ocorrido. Diz o texto:

"Neste fim de semana, tomamos conhecimento de que algumas músicas do Djavan ficaram indisponíveis no Spotify.

Não sabemos ainda o motivo do ocorrido, mas tanto a Luanda Records, gravadora do artista, como gravadoras e parceiros que distribuem suas obras, estão apurando com a plataforma de streaming o que pode ter acontecido.

Novas informações em breve."