Mary Weiss, principal vocalista das Shangri-las, morreu nesta sexta-feira (19) aos 75 anos. A causa da morte não foi divulgada. Com apenas 16 anos, Weiss foi a voz de dois clássicos imortais da música pop: "Leader Of The Pack", número 1 nos EUA, e "Remember (Walkin' In The Sand)", que chegou ao quinto posto. Uma curiosidade: "oh no, oh no" muito usado em vídeos da Internet, vem desta segunda canção.

The Shangri-las
Um dos mais importantes girl-groups da história, as Shangri-las surgiram em 1963 e alcançaram o sucesso no ano seguinte quando começam a trabalhar com o produtor Thomas 'Shadow' Morton. O grupo era formado por dois pares de irmãs: Mary e Betty Weiss e as gêmeas Mary Ann e Marge Ganser.

The Shangri-las
O quarteto se especializou em canções carregadas de drama adolescente que combinavam com a imagem de "bad girls" que elas desenvolveram. Em "Leader Of The Pack" o "líder da gangue" morre em um acidente de moto após o término de seu namoro. "I Can Never Go Home Anymore", conta a história da garota que sai de casa por estar apaixonada "pelo garoto errado" e vê a sua mãe morrer de tristeza.

The Shangri-las
Na vida real o grupo, que durou até 1968, também teve a sua carga de drama. Mary Ann morreu aos 22 anos, em 197o vítima de uma overdose. Um câncer no seio levou Marge precocemente aos 48 anos em 1996.

Betty Weiss, agora a última sobrevivente, largou a vida artística e Mary também passou muitos anos longe do palco. Em 1977 o trio se reuniu, tendo tocado no templo punk de Nova Iorque, o CBGB. Um disco de retorno começou a ser feito, mas as gravações foram abandonadas. Em 1989, quando um trio falso começou a se apresentar usando o nome The Shangri-las, elas se reuniram por uma última vez.

The Shangri-las
Mary Weiss começou a trabalhar com arquitetura e design anterior e gravou um bom disco de retorno em 2007, cantando músicas que fundiam o som dos girl-groups da década de 60 com o rock de garagem.

The Shangri-las
Em 2019, "Leader Of The Pack", foi incluída no Rock and Roll Hall Of Fame na categoria dedicada a honrar os grandes singles da história.

Ouça "Remember (Walkin' In The Sand)":



E "Leader Of The Pack"