VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2023!

Em termos de novos nomes, podemos dizer que 2023 foi um ano bastante morno no campo do pop anglo-americano - quem olhar em todos os singles e álbuns que ficaram no topo da parada britânica ou americana nos últimos 12 meses vai ter dificuldades para encontrar um estreante.

Mesmo no Brasil, não podemos chamar Ana Castela, certamente o grande caso de sucesso no país, de "novidade" - ela já vem gravando desde 2021 e no ano passado lançou músicas que impactaram nas listas de mais tocadas.

As sul-coreanas do NewJeans foram o caso raro de novidade no cenário que conseguiram agradar público e crítica, ou seja, deixaram a sua marca. Ok, tecnicamente elas já tinham lançado algumas canções em 2022, mas foi só agora que elas começram a ganhar o "mundo ocidental", e o que se vê, é um grupo que tem tudo para ser o próximo "gigante do K-pop".

NewJeans
O EP "Get Up", com seis músicas em apenas 12 minutos, liderou a parada de álbuns dos EUA e ganhou elogios da imprensa.

Falando nos críticos, eles adoraram uma canção do quinteto em particular. "Super Shy" apareceu em várias listas de melhores músicas de 2023, incluindo as de publicações de prestígio como a Rolling Stone, a NPR e o NME.



PRÓXIMA CATEGORIA: A NOTÍCIA MAIS LIDA DO ANO