Duas lendas do rock britânico se juntaram para gravar um álbum. John Squire, o ex-guitarrista dos Stone Roses chamou #Liam Gallagher para dar a sua contribuição às novas canções que estava compondo e o convite foi aceito.

O ex-vocalista do Oasis disse que toparia embarcar no projeto se as canções tivessem "muita guitarra" - um pedido obviamente desnecessário, dado o histórico do músico. Ele ainda brincou: "quando o rock and roll te chama, você precisa atender a ligação."

Os Stone Roses mudaram a cara do rock britânico no final dos anos 80 especialmente com seu disco homônimo de estreia. Lançado em 1989, ele atualizou a psicodelia e outros gêneros dos anos 60 para o aquele período - incluindo fusões bem-sucedidas com a dance music - e se tornou um clássico.

O quarteto demorou quase seis anos para lançar o segundo trabalho. Naquele ponto uma outra geração já havia se aproveitado do caminho aberto por eles e a banda acabou melancolicamente em 1996, já sem Squire.

Liam Gallagher
Não a toa, o Oasis, que lançou sua estreia quatro meses antes do último álbum dos Stone Roses, foi visto por setores da imprensa como a banda que cumpriu o destino que parecia reservado aos seus antecessores. Ambos grupos vinham de Manchester e bebiam das mesmas fontes musicais.

A relação entre eles sempre foi boa. Squire tocou "Champagne Supernova" nos lendários shows que o Oasis fez em Knebworth em 1995 e voltou recentemente para repetir a dose na mesma música no ano passado, quando Liam retornou ao local de maneira consagradora.

Squire também é só elogios ao cantor, que ele diz ser dono de uma das melhores vozes da história do rock. "Eu o coloco lá em cima com o Dylan e o Lennon."

O primeiro single da colaboração, "Just Another Rainbow", sai no dia 5 de janeiro e o álbum não deve demorar. AInda não se sabe se a dupla vai sair em turnê. Liam reservou o ano de 2024 para fazer shows em celebração aos 30 anos de lançamento de "Definitely Maybe", o trabalho de estreia do Oasis.

Veja o teaser: