O guitarrista Denny Laine, que tocou na primeira formação dos Moody Blues e com Paul mcCartney nos Wings, morreu nesta terça-feira (5) aos 79 anos vitimado por uma doença pulmonar intersticial.

O ex-Beatle lamentou a morte do ex-colega em uma tocante postagem no Instagram lembrando de seu talento e também que o músico o ajudou a escrever "Mull Of Kintyre", o maior sucesso de Paul longe dos Beatles no Reino Unido - a canção foi o primeiro compacto a vender 2 milhões de cópias na Grã Bretanha. Ao lado do casal Paul e Linda McCartney, Laine foi o único integrante fixo da banda que lançou sete álbuns de estúdio entre 1971 e 1979.

The Moody Blues
Denny foi o primeiro vocalista e guitarrista dos Moody Blues, antes da banda dar uma guinada sonora e ajudar a criar o rock progressivo. É ele quem canta em "Go Now" (1965), o único single do grupo a chegar ao primeiro lugar na Inglaterra.

Após o fim dos Wings, Denny gravou um punhado de álbuns que não causam maiores repercussões, e se apresenta ao vivo. Ele voltaria a trabalhar com Paul nos discos "Tug Of War" e "Pipes Of Peace". Com o tempo, os dois se distanciaram, mas, como McCartney diz em seu texto, eles conseguiram restabelecer a amizade.

Leia o depoimento:
Paul McCartney
Paul McCartney (Foto: Linda McCartney)

"Estou muito triste em saber que meu ex-colega de banda, Denny Laine, morreu.

Tenho muitas boas lembranças do tempo que passei com Denny: desde os primeiros dias, quando os Beatles fizeram turnê com o Moody Blues. Nossas duas bandas tinham muito respeito uma pela outra e se divertiam muito juntas. Denny se juntou ao Wings no início. Ele era um excelente vocalista e guitarrista. Sua performance mais famosa é provavelmente "Go Now", uma antiga canção de Bessie Banks que ele cantou de forma brilhante. Nós dois escrevemos algumas músicas juntos, sendo que "Mull Of Kintyre" foi um grande sucesso nos anos setenta. Nós havíamos nos distanciado, mas, nos últimos anos, conseguimos restabelecer nossa amizade e compartilhar lembranças de nossos tempos juntos.

Denny tinha um grande talento, um ótimo senso de humor e estava sempre pronto para ajudar outras pessoas. Ele deixará saudades para todos os seus fãs e será lembrado com muito carinho por seus amigos. Envio minhas condolências à sua esposa, Elizabeth e sua família.

Paz e amor Denny. Foi um prazer conhecer você. Todos nós vamos sentir sua falta.

Com amor,

Paul"