Geordie Walker, ou simplesmente Geordie, membro fundador do Killing Joke morreu em Praga, na República Tcheca, cidade onde estava morando. O guitarrista tinha 64 anos e sofreu um ataque cardíaco fulminante no domingo, 26. Ao lado do vocalista Jaz Coleman, Walker foi o único integrante que esteve presente em todos os discos da banda.

Com uma música pesada e clasutrofóbica, mas também dançante, o Killing Joke foi um dos grandes nomes do pós-punk - o primeiro álbum, que leva somente o nome da banda (1980), é um dos grande discos da época.

Killing Joke
Esse som, único, impactou de diversas maneiras o cenário musical posterior. Gêneros como o gótico, industrial e até o grunge foram marcados pelo som do grupo - a semelhança entre "Come As You Are", do Nirvana, e "Eighties", do Killing Joke já foi muito discutida. Não à toa o próprio Dave Grohl tocou bateria em um dos discos da banda, o álbum homônimo de 2003.




"Eighties" faz parte de "Night Time", trabalho mais "pop" dos ingleses e o único a ganhar um disco de ouro. É nele que está "Love Like Blood", a música mais conhecida do quarteto.



Geordie esteve no Brasil uma única vez - em 2018, o KJ fez um show memorável em São Paulo. Além do Killing Joke, que lançou seu mais recente álbum em 2015, Geordie ainda tocou em dois supergrupos do industrial: o Murder Inc. e o The Damage Manual.

Ouça o primeiro álbum da banda: