Apenas uma categoria do Grammy 2024 teve brasileiros entre os indicados. Para compensar, as indicações vieram em dose tripla. Dos cinco concorrentes a melhor álbum latino de 2023, três são de artistas do Brasil: Ivan Lins, Eliane Elias e Luciana Souza


Ivan Lins, o mais conhecido do grande público brasileiro, lançou recentemente "My Heart Speaks" ao lado da Tblisi Symphony Orchestra. Esta é a segunda vez que ele concorre nesta categoria, a outra foi em 1997.



A cantora e pianista Eliane Elias já é velha conhecida da Academia. A paulistana radicada há vários anos nos EUA, contabiliza três indicações e duas vitórias no Grammy, ambas em melhor álbum de "latin jazz". Ela tenta nova vitória com o álbum "Quietude" onde dá a sua cara para 11 temas ligados à bossa nova.



Luciana Souza foi recentemente capa da revista DownBeat, a maior revista dedicada ao jazz do mundo, publicada desde 1935. Ela tem um Grammy como participante de "River: The Joni Letters", o disco de Herbie Hancock vencedor do prêmio de melhor álbum de 2005. A cantora, também nascida em São Paulo e radicada nos EUA já foi indicada nada menos que seis vezes ao maior prêmio da indústria da música.

"Cometa", feito ao lado do Trio Corrente, mistura clássicos de Dorival Caymmi, Ari Barroso, Paulinho da Viola e Djavan com canções autorais.



Os outros indicados ao prêmio de Álbum de Jazz Latino do ano são: "Vox Humana" - da Bobby Sanabria Multiverse Big Band, liderada pelo baterista americano de ascendência porto-riquenha Bobby Sanabria, e "El Arte Del Bolero Vol. 2", do saxofonista de Porto Rico Miguel Zenón e o saxofonista venezuelano Luis Perdomo.