Lançadas em 1973, as coletâneas "Vermelha" (ou "The Beatles 1962 - 1966") e "Azul" (1967 - 1970) dos Beatles foram as primeiras a tentar resumir toda a carreira da banda. Em uma época em que uma nova geração começava a tomar contato com a música do quarteto e o investimento em equipamentos de som estava em alta, as compilações caíram no gosto do público e (re) apresentaram a banda para milhões e milhões de pessoas.

Agora, os dois discos duplos estão de volta ao mercado em versões ampliadas e com as músicas devidamente remixadas pelo produtor Giles Martin. O filho de George Martin, que produziu as gravações originais, conta com tecnologia de ponta para trabalhar e, desde 2015, vem criando novas mixagens para os discos do quarteto - a coletânea "1", "Sgt. Peppers", "Álbum Branco", "Abbey Road", "Let It Be" e "Revolver" já foram devidamente tratados. Isso sem que, importante, as versões originais, em estéreo ou mono, saiam de catálogo.
The Beatles

Dito isso, a surpresa aqui é ouvir a primeira compilação e ver como as canções iniciais do grupo ganharam em ataque. Melhor ainda é poder ouvir essas faixas em bom som estéreo - no começo dos anos 60, o mono predominava.

Com gravações feitas em apenas quatro canais, o normal era que, na hora de criar a mixagem em estéreo, o efeito "pingue pongue", com as vozes saindo de um lado e o instrumental do outro, fosse usado. Quem já ouviu os primeiros discos deles em fones de ouvido sabe que a sensação não é das melhores.
The Beatles

A única canção que soa com uma qualidade inferior é "She Loves You", e há uma explicação razoável para isso. Esta é uma das canções deles cuja master se perdeu, portanto, qualquer trabalho de remasterização ou remixagem precisa ser feita a partir de uma cópia. O mesmo acontece com "Love Me Do", que, apesar disso, soa com bastante força.

A coletânea azul pode ter menos surpresas para quem já ouviu/comprou as reedições dos LPs, mas também trazem algumas novidades. Além de "Now and Then", lançada na semana passada e está sendo promovida como a última canção do grupo, ela traz seis músicas que ainda não haviam sido remixadas, entre elas "I Am The Walrus" e "Revolution".
The Beatles

Em relação ao repertório é interessante ver quais outras músicas foram selecionadas para fazer parte do "cânone". "1962-1966" ganhou mais 12 faixas, abrindo espaço para covers como a de "Twist And Shout" e "Roll Over Beethoven", e uma maior espaço para as músicas de "Revolver" - agora são sete canções do LP contra as duas que faziam parte da primeira versão, incluindo "Tomorrow Never Knows".

"1967 - 1970" agora tem 37 músicas, nove a mais do que há 50 anos. Além de "Now and Then", "I Me Mine", "Oh! Darling", "Hey Bulldog" e "Blackbird" foram algumas das adições.


Ouça: