Um dos grandes mistérios da história do rock, foi finalmente solucionado, ou quase todo. Um pesquisador conseguiu descobrir quem era o tal "velhinho" que ilustra a frente do quarto disco do Led Zeppelin - o LP que não tem um título oficial, apenas quatro símbolos, nem o nome da banda, ou fotos de seus integrantes, em sua capa ou encarte.Lançado há exatos 52 anos, o disco se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos.

Como é sabido pelos fãs, a tal imagem, em versão colorizada, foi encontrada em uma loja de antiguidades por Robert Plant, em um dia em que acompanhava o guitarrista Jimmy Page em mais uma de suas buscas por "coisas esquecidas". O vocalista mostrou a foto para o seu colega e disse que ela poderia ser usada na capa do próximo disco, no que ele concordou - foi decidido fazer um contraste entre a fotografia de uma era longínqua na frente com um arranha-céu na parte de trás da capa dupla simbolizando o "novo chegando em substituição ao antigo".

Mais de 50 anos depois o historiador, e fã da banda, Brian Edwards estava fazendo uma busca por imagens feitas na era vitoriana, que engloba o período que vai de1837 a 1901. Ele não acreditou ao se deparar, por acaso, com uma foto bastante conhecida.
Led Zeppelin

Ele conta sobre o achado em entrevista para o site da revista Mojo: "Como fã eu tive que me beliscar. Quando você se depara com algo assim fora de contexto leva um tempo até cair em si. Eu tive que mostrar a foto para a minha esposa, mas estava claro que era sim o nosso 'amigo do graveto'."

Edwards então foi atrás de mais pistas. A foto estava colada em um álbum dado por "Ernest" para a sua tia. Uma legenda escrita a mão dizia que o "modelo" era um "thatcher" (profissional que cobria os tetos das casas com palha") morador da área de Wiltshire e que a foto era de 1892.

A boa qualidade da fotografia chamou a atenção de Edwards. O pesquisador conta que boa parte dos fotógrafos desta época também eram químicos. Ele se lembrou que havia um, de sobrenome Farmer, que trabalhou naquela região neste período e teve três filhos. Uma nova pesquisa revelou que um desses se chamava Ernest, um homem que se tornou não só fotógrafo mas também professor de fotografia. Foi assim que a primeira parte do mistério acabou solucionado.
Led Zeppelin

Edwards conta que não havia mais que 30 ou 40 pessoas que trabalhavam colocando palhas nos telhados naquela região na década de 1890 e muitos puderam ser eliminados por trabalharem em outras regiões ou pela idade. Ao final sobraram três "candidatos" sendo que só um deles estava naquela parte do condado no período em questão e era Lot Long." Claro que o pesquisador disse que não se pode afirmar com 100% de certeza que este era de fato o nome do homem, mas os seus argumentos são bem sólidos.

Resta saber como uma cópia da foto foi colorizada e acabou na segunda metade do século 20 em uma loja de antiguidades em Reading. Uma das suposições é a de que Ernest, sendo professor, poderia usar esta foto, que tem uma composição excelente, em sala de aula ou também para testar novas técnicas.
Led Zeppelin

Ele lembra também que muitas pessoas podem ter se deparado com esta imagem em outras pesquisas e a ignoraram por não serem conhecedores do Led Zeppelin.

Brian diz esperar que sua descoberta divirta os membros sobreviventes da banda e todos os seus fãs. Edwards repassou a fotografia para o Wiltshire Museum que está organizando uma exposição com imagens feitas durante a era vitoriana para o ano que vem. Certamente a foto do "velhinho curvado" vai ter lugar de destaque na exibição.








.