Krist Novoselic, o ex-baixista do Nirvana disse que não teria problemas em fazer uso da Inteligência Artificial (ou IA) para finalizar canções do Nirvana que só existem em forma de rascunhos.

A ideia surgiu durante uma conversa do músico com o NME sobre a vindoura reedição celebrando os 30 anos de lançamento de "In Utero", o último álbum lançado pela banda que revolucionou o rock dos anos 90.

O jornalista da publicação perguntou a opinião dele sobre o assunto, citando a vindoura "nova" música dos Beatles que só pôde ser completada graças a essa tenologia. "Essa é uma boa ideia! Estou feliz por ter falado com você hoje, porque isso é interessante”, respondeu. “Vou falar sobre isso com Dave (Grohl) e Pat (Smear)! Mal posso esperar para ouvir uma nova música dos Beatles. Vamos lá, são os Beatles! Eu quero ouvir uma nova música dos Beatles! E se a IA ajudar, então com certeza – é assim que as coisas são hoje.”
Nirvana

Apesar da animação, Krist também demonstrou cautela, primeiro em relação ao uso do recurso e de como ela impacta os donos dos diretos autorais da gravação original. "É meio que nem o filme '2001', não faça isso!", brincou. Mais sério, ele também lembrou que Kurt Cobain, o líder da banda morto em abril de 1994, não está mais aqui e que qualquer coisa que envolva o grupo precisa ser feita com muito cuidado.

Na verdade, o uso da inteligência artificial na canção do quarteto de Liverpool foi feito da mesma maneira que o próprio Nirvana fez nessa reedição, que terá a íntegra de três shows como extras em sua edição mais completa.

Paul McCartney disse que o programa foi usado para separar os elementos na demo de John Lennon de "Now and Then", feita em 1979 - uma gravação na qual os então três Beatles remanescentes começaram a trabalhar nos anos 90, e que foi abandonada. Ou seja, nada que se ouvirá na canção foi criado artificialmente.
Nirvana

Como conta Novoselic, algo parecido foi feito com as fitas que traziam os shows do Nirvana realizados em 1993 e 1994. "Pegamos as fitas de áudio digital tiradas da mesa de som dos concertos de Roma, Seattle e Los Angeles, então a IA pôde separar todos os instrumentos e conseguimos uma mixagem muito boa.”

Na mesma conversa, Novoselic falou que poderia tocar novamente as músicas do Nirvana ao vivo com Dave Grohl e Pat Smear (que entrou como guitarrista convidado na turnê final do grupo, depois que as gravações de "In Utero" já estavam concluídas). Mas, para que isso acontecesse, seria necessária uma ocasião especial, como foi a entrada do grupo no Rock and Roll Hall Of Fame em 2014 - onde Joan Jett, Lorde, St. Vicent e Kim Gordon (Sonic Youth) assumiram os vocais.

Krist também falou sobre uma série de gravações que ele fez com Grohl e Smear, atualmente nos Foo Fighters, e que também não viram a luz do dia. "Essa é outra boa ideia", disse, falando que iria "falar com o Dave" sobre o que ele gostaria de fazer com aquele material.