Robbie Robertson, membro fundador e principal compositor do The Band, morreu aos 80 anos, nesta quarta-feira (8), em Los Angeles.

O guitarrista "estava cercado por sua família no momento de sua morte", disse seu empresário Jared Levine em comunicado. Ele também fez o pedido para que fossem feitas doações para as "Seis Nações do Grand River" para "apoiar a construção de seu novo centro cultural." O pedido também serve para lembrar que Robertson trabalhou muito em favor dos povos originários da América.

The Band
The Band (Foto: MARK SULLIVAN/WIREIMAGE.COM)


Robbie Robertson nasceu no Canadá, assim como outros três membros do The Band (apneas o baterista, Levon Helm, era dos EUA). Isso não impediu que o The Band se tornasse, por muitos, vista como a grande banda do rock americano - a eles também é atribuída a criação do estilo, hoje, chamado de "Americana" (um amálgama de várias músicas de raiz dos EUA reinterpretadas sob uma ótica contemporânea).

Quando lançou seu primeiro álbum, o clássico "Music From The Big Pink" (1968), o quinteto já tinha feito muita coisa: acompanharam o roqueiro Ronnie Hawkins, como "The Hawks", tocaram sem crédito em um clássico do rock de garagem ("Moulty", dos Barbarians) e estiveram ao lado de Bob Dylan em dois dos anos cruciais da carreira do cantor e compositor.

The Band


Em 1966, eles - sem Levon Helm - foram sua banda na polêmica turnê daquele ano, quando chocou os puristas fãs da música folk ao tocar com um grupo. No ano seguinte, os cinco, agora com Levon reintegrado, participaram da série de gravações informais, que ficaram conhecidas como "The Basement Tapes".



"Music From The Big Pink", que tem o standard moderno "The Weight" entre seus destaques, é daqueles discos que pode-se dizer mudou o mundo da música. George Harrison ficou tão impressionado com a banda, e o bom clima entre os músicos, que não chega a surpreender que ele tenha perdido a paciência com os Beatles naquele momento - o guitarrista chegou a deixar momentaneamente a banda em janeiro de 1969.

Eric Clapton foi outro que foi tocado profundamente pela música "d'A Banda". O chamado deus da guitarra não só viu que a música que fazia com o Cream já não lhe fazia muito sentido, como chegou até a pedir, sem sucesso, para se juntar ao grupo.

The Band


O segundo álbum do The Band, que leva apenas o nome da banda, é outra obra-prima indiscutível da história do século 20. Nele, nota-se também uma mudança de comando. Se em "Big Pink" Robertson aparecia creditado em quatro canções, no LP seguinte, ele já era autor, ou coautor, de todas as canções - algo que causaria muita mágoa no futuro especialmente no caso do baterista Levon Helm.

The Band


O trabalho saiu pouco depois de eles terem se apresentado no festival de Woodstock - aliás era na cidade que ficava a hoje mitológica "Big Pink". Por não terem ficado satisfeitos com a apresentação, a banda pediu para ficar de fora tanto do filme quanto do disco que documentaram o evento.

Mesmo compondo, Robertson não cantava no grupo - Helm, Richard Manuel (piano) e Rick Danko (baixo) eram os responsáveis pelos vocais - Garth Hudson, agora o único sobrevivente, completava a formação nos teclados e instrumentos de sopro.



Nos anos 70, o The Band lançou bons discos ainda que inferiores aos dois primeiros, e se reuniu novamente com Dylan para uma turnê por estádios e um álbum ("Planet Waves"), ambos de 1974.

Em 1976, Robertson decidiu que era a hora de parar e anunciou a separação do grupo. A despedida foi em grande estilo: com um show no dia de Ação de Graças repleto de convidados especiais: Neil Young, Muddy Waters, Joni Mitchell, Van Morrison e Bob Dylan estiveram lá.

Chamado de "The Last Waltz", o show foi filmado por Martin Scorsese e virou um dos maiores, ou mesmo o maior, filme de rock já feito. A amizade de Robertson com o diretor se estreitou e os dois trabalharam juntos em diversas ocasiões, com Robbie escrevendo a trilha ou fazendo a direção musical de muitos filmes do cineasta, "Touro Indomável" entre eles.



Robertson também gravou alguns discos solo - sua estreia, que só saiu em 1987, ganhou disco de ouro nos EUA - mas nunca mais se reuniu com o restante do The Band, que retornou anos depois para shows e álbuns de pouca expressão.

Robbie Robertson era membro do Rock And Roll Hall of Fame desde 1994. Não por acaso, quem fez o discurso de entrada do grupo na entidade foi Eric Clapton.