O celebrado guitarrista Mdou Moctar precisou apelar para os seus fãs depois que se viu impossibilitado de retornar à sua terra natal, o Níger, na África Ocidental.

O músico esteve excursionando durante boa parte deste ano, com uma passagem recente pelo Brasil no C6 Fest em São Paulo há três meses. A turnê foi encerrada com um concerto no Central Park, em Nova York na sexta-feira passada (29). Dali, ele, e sua banda, deveriam voltar para casa, mas os planos foram mudados de maneira dramática.

Três dias antes, seu país sofreu um golpe de estado, com o presidente sendo deposto e as fronteiras, e instituições financeiras, fechadas - há também o risco de uma guerra. A situação deixou o artista e o baixista e baterista que o acompanham, sem outra opção a não ser a de permanecer nos EUA. Para isso, eles buscaram a ajuda de seus fãs, que estão espalhados pelo mundo todo.
Mdou Moctar
Mdou Moctar (Foto: Reprodução gofundme.com)

"Os custos associados para encontrar moradia de emergência e despesas cotidianas para a banda enquanto eles estão presos aqui nos EUA são consideráveis, bem como indefinidos, já que não há prazo para quando a paz possa retornar à região", explica o texto da campanha criada no Go Fund Me. "Como as turnês da banda regularmente sustentam suas famílias no Níger, esta estada prolongada nos Estados Unidos irá, infelizmente, desviar essa renda de seus dependentes."

A campanha começou com ambição de arrecadar RS$50 mil (R$244 mil) para os artistas, mas logo foi superada e até a segunda meta, de US$100 mil, foi batida - ainda é possível contribuir.
Jack White

Um dos maiores doadores foi ninguém menos que Jack White que desembolsou 10 mil dólares para ajudar o grande nome do "blues do deserto". Outros nomes como a Matador Records e Adam Levine (do Maroon 5) também aparecem entre os doadores