Crédito foto: divulgação

Os Eagles, uma das mais populares bandas de todos os tempos, especialmente nos EUA, anunciou que irá se despedir dos palcos. O quarteto anunciou uma série de shows pelos Estados Unidos que, eles prometem, serão os últimos de uma carreira que ultrapassa as cicno décadas - o disco de estreia saiu em 1972.

Atualmente, o quarteto tem apenas Don Henley da formação original. Completam o lineup dois integrantes que se juntaram ao grupo nos anos 70: Joe Walsh e Timothy B. Schmit, e mais o cantor Vince Gill assumindo o posto que foi de Glenn Frey, morto em 2016. Deacon Frey, filho de Glenn e presente na foto acima, no momento só participa de shows ocasionais.

Nesse primeiro momento a banda anunciou 14 shows, todos bem espaçados entre si, indicando que mais datas podem, e devem, ser adicionadas. Para a abertura uma curiosidade: o Steely Dan, que era visto como "rival" deles nos anos 70, foram chamados. A turnê começa no dia 7 de setembro no Madison Square Garden em Nova Iorque.
Eagles

Em pronunciamento oficial, o grupo disse que viveu uma odisseia miraculosa de 52 anos e que a música deles se manteve viva apesar de muitos momentos de turbulência. "Nossa longa jornada durou muito mais do que qualquer um de nós poderia imaginar... e chegou a hora de fechar o círculo."

O sucesso dos Eagles nos EUA é dos mais impressiontes. Os seis LPs que eles lançaram nos anos 70 contabilizam 16 álbuns de platina, mais os dois de diamente de "Hotel California" (1977). O trabalho de retorno que eles lançaram em 2007, "Long Road Out Of Eden", também atingiu a marca de sete vezes platina.

Isso não é tudo: a primeira coletânea, de 1976, já foi o disco mais vendido de todos os tempos nos EUA, chegando até, em certo ponto dos anos 90, a superar "Thriller", de Michael Jackson. - no momento, "Greatest Hits" já passou das 38 milhões de unidades comercializadas, enquanto o "volume 2", atingiu os 10 milhões.

Os dois trabalhos ao vivo também venderam em quantidades absurdas, "Eagles Live" (1980) foi comprado por 7 milhões de americanos e "Hell Freezes Over" (1994), que marcou o retorno da banda, depois de 15 anos, vendeu 9 milhões de CDs.