Um dueto entre Elis Regina e sua filha Maria Rita foi proporcionado pelo uso de inteligência artificial, em uma campanha publicitária da Volkswagen Brasil. O lançamento aconteceu na madrugada desta terça-feira (4) e impressiona pela reprodução da imagem de Elis, que nos deixou há 41 anos.

Celebrando os 70 anos da montadora no país, a peça de publicidade traz como lema: "Sucesso que passa de geração em geração". O vídeo começa com Maria Rita cantando dentro de uma ID.Buzz, versão moderna da Kombi, 100% elétrica.

Ela dá voz ao sucesso composto por Belchior e imortalizado na voz de sua mãe, "Como Nossos Pais". Algumas cenas depois, surge uma kombi clássica com Elis no volante, jutando-se à filha para cantarem o clássico da MPB.

Veja o vídeo abaixo:



Segundo a Volkswagen, a tecnologia utilizada para a propaganda foi a "deepfake", já conhecida pelo grande público. A técnica permite, por IA, criar mudanças e alterações realistas nos rostos de pessoas.

Também foi necessária uma atriz dublê para interpretar a cantora dirigindo o veículo. O rosto foi colocado depois, através da tecnologia citada acima.

A voz utilizada no vídeo é da gravação original de Elis.

Maria Rita ficou bastante emocionada na estreia do vídeo, em evento da Volkswagen. Confira a seguir: