Ed Sheeran prestou um novo depoimento, nesta segunda-feira (1), em Manhattan, Nova York, sobre o processo no qual é acusado de plagiar a música "Let's Get It On", de Marvin Gaye, em seu hit "Thinking Out Loud". Durante sua fala, Sheeran chegou a ameaçar abandonar sua carreira caso perdesse o processo.

De acordo com o New York Post, o músico fez a afirmação após ser questionado pela sua própria advogada sobre o que aconteceria se a decisão do tribunal fosse tomada contra ele. "Se isso acontecer, chega. Eu vou parar. Eu acho que é realmente um insulto eu trabalhar a minha vida toda como cantor e compositor e ser diminuído”, disse Sheeran.

O britânico também chegou a se irritar com o musicólogo contratado pela acusação, que afirmou a existência de semelhanças entre as canções. “Para ser honesto, o que ele está fazendo aqui é criminoso”, disparou Sheeran. "Não sei como ele pode ser um especialista. Obviamente, é apenas a minha opinião aqui".

Em uma audiência anterior, o advogado que representa a família e os herdeiros de Ed Townsend, morto em 2003 e co-autor da faixa de Marvin Gaye, usaram contra Sheeran o argumento de que ele havia até mesmo feito um mashup das duas músicas em um de seus shows ao vivo. Na ocasião, o cantor britânico rebateu, afirmando que "teria sido um idiota" se tivesse realmente copiado a música de Gaye e tocasse as duas faixas ao vivo para o público.

Nesta segunda-feira (1), Sheeran fez questão de pegar seu violão e fazer diferentes mashups, desta vez, com canções de Van Morrisson, usando a mesma sequência de acordes da qual é acusado do plágio.

Ainda segundo o New York Post, a co-autora do hit de Ed Sheeran, "Thinking Out Loud", também prestou depoimento e disse que, em sua opinião, a música soava mais como "Have I Told You Lately?", de Van Morrison.

Ouça "Let's Get It On", de Marvin Gaye, e "Thinking Out Loud", de Ed Sheeran, abaixo: