Pouco mais de 50 anos depois de realizado, a íntegra do Wattstax Festival, uma espécie de "Woodstock da black music", foi disponibilizado na íntegra. Reunindo praticamente todo o elenco da gravadora Stax, que na época contava com Isaac Hayes, como sua maior estrela, e mais Staple Singers, Rufus Thomas, Carla Thomas e muitos outros, o evento foi realizado no dia 20 de agosto de 1972 no Memorial Coliseum de Los Angeles.

A data foi escolhida para marcar o sétimo aniversário da Revolta de Watts. Em 11 de agosto de 1965, um ato de violência policial foi o estopim para que um enorme conflito entre a população local e as forças da lei durasse vários dias neste bairro angeleno.No dia 16, a violência foi controlada com um saldo de milhares de presos e feridos e 34 mortos.

Com ingressos custando apenas 1 dólar, 110 mil pessoas passaram o dia ouvindo muita música, e discursos políticos e religiosos. Desde a Marcha Sobre Washington, organizada por Martin Luther King em 1963, que não se via tantos afros-americanos reunidos em um só local.
Isaac Hayes

Talvez sem muita surpresa, a logística de se ter dezenas e dezenas de artistas para se apresentar em um determinado período de tempo era bem complicada, e atrasos foram inevitáveis. Com isso, alguns artistas, inclusive algumas das maiores estrelas da gravadora, não conseguiram subir ap palco durante o evento, enquanto outros só puderam cantar uma música.

Como o espetáculo estava sendo filmado, e certos nomes precisavam aparecer no documentário, algumas performances musicais foram gravadas posteriormente no Summit Club, também em Los Angeles. As tomadas do comediante Richard Pryor que foram intercaladas no longa dirigido por Mel Stuart (de "A Fantástica Fábrica de Chocolates") foram igualmente registardas no mesmo clube.

O box set que acaba de sair ainda conta com essas performances extras, e o resultado são incríveis 10 horas de soul, funk, blues, gospel e R&B. Os momentos de destaque são muitos, mas, quem rouba a cena é mesmo Hayes. O cantor estava celebrando seus 30° aniversário e vivia o auge do sucesso com seu som sinfônico e sofisticado.
Isaac Hayes

Em 1972, ele havia se tornado a primeira pessoa negra, sem ser um ator ou atriz, a ganhar um Oscar. O músico foi premiado em melhor canção original por "Theme From Shaft, canção que ele usou para entrar no palco e resultou em um dos momentos mais arrepiantes de toda a música pop (veja aqui).

Além de estar disponível nas plataformas de streaming, esse verdadeiro documento histórico também está ganhando edições em vinil e CD. Ouça: