A geração Woodstock acaba de perder um de seus maiores talentos. David Crosby morreu nesta quinta-feira (19) aos 81 anos. O músico era um verdadeiro sobrevivente, tendo passado por anos de vício em drogas pesadas e sérios problemas de saúde - ele já havia passado por um transplante de fígado, em 1994, e também sofria de diabetes.

A morte do músico, ainda assim, veio com surpresa. O cantor, compositor e guitarrista era muito ativo no Twitter e ontem mesmo havia postado várias mensagens - uma das última foi para dizer que achava a jovem militante ambientalista Greta Thunberg uma pessoa valente.

Crosby era duplamente parte do Rock and Roll Hall Of Fame. Primeiro por ter sido membro-fundador dos Byrds, das bandas americanas mais importantes da história, e também como parte do Crosby Stills and Nash, que, também teve Neil Young em alguns momentos de sua trajetória como guitarrista, vocalista e compositor. .
The Byrds

Fundado em 1964, os Byrds conseguiram unir dois mundos aparentemente antagônicos: o do folk e o do rock. Com uma cover de "Mr. Tambourine Man", eles levaram uma composição de Bob Dylan ao topo das paradas e deixaram um legado imenso. Crosby tocou nos cinco primeiros álbuns da banda e foi expulso do grupo durante as gravações de "The Notorious Byrd Brothers", de 1967.

No quinteto, ele não era um compositor muito ativo, mas ajudou a escrever "Eight Miles High" (1966), talvez a grande obra-prima deles. Foi ele também o autor da enigmática "Everybody's Been Burned", lançada no ano seguinte, e a primeira prova de que ali estava um compositor diferenciado.

Fora da banda que o consagrou, ele se uniu a Stephen Stills, ex-Buffalo Spirngfield, e ao inglês Grahan Nash (que estava deixando os Hollies). Os três ficaram maravilhados quando, tocando de maneira descompromissada, descobriram como suas vozes harmonizavam perfeitamente.
David Crosby

O primeiro disco do Crosby Stills & Nash saiu em maio de 1969. Três meses depois, acrescidos de Neil Young, eles faziam o segundo show de sua carreira, tocando para 500 mil pessoas em Woodstock. Um mês depois, sua namorada de então, morreria em um acidente de automóvel, um fato que o deixou muito abalado. Começaria a aí a sua cada vez maior dependência em drogas pesadas que quase lhe custaram a vida.

Crosby brincava que os papéis no trio eram bem divididos. Nash escrevia os hits pop, Stills, os clássicos do rock e ele fazia "as coisas estranhas". O CSNY se tornou uma das maiores bandas de sua época movimentando milhões de dólares seja em venda de discos ou ingressos.
Crosby, Stills and Nash (and Young)

Em 1971, os quatro deram uma pausa para trabalhar em discos solo. Crosby, ao lado de vários amigos famosos, grava "IF I Could Only Remember My Name". Na época, o trabalho não foi bem compreendido pelos críticos. Hoje goza de status de grande clássico do período.

Crosby, Stills, Nash e Young voltaram tocar juntos em uma grande turnê realizada em 1974, mas um sucessor de "Deja Vu" (de 1971, o segundo disco e o primeiro a contar com Young no lineup) não se materializou.
Crosby, Stills and Nash (and Young)

Crosby passou o resto dos anos 70 e quase toda a década de 80 gravando com Nash e também com o CSN, sem nunca repetir o pico de sucesso visto entre 1969 e 1974. As drogas pesadas passam a consumi-lo tornando-o uma pessoa instável. Em 1985, David passou nove meses na cadeia por posse de drogas e armas. Ele também sofre muito com os problemas financeiros que o acompanhariam até o fim da vida.

A situação é tão desesperadora a ponto de Neil Young, que desenvolveu uma carreira solo longa e de muito sucesso, disse que se reuniria aos antigos colegas se Crosby se livrasse do vício. David conseguiu ficar limpo e a promessa foi cumprida. Infelizmente, o disco resultante, "American Dream", de 1988, passou longe do memorável. Um pouco melhor foi "Oh Yes I Can", de 1989, o segundo, e há muito postergado, álbum solo de Crosby.

O CSN seguiu na estrada até 2015, quando Crosby brigou com Nash e Stills, e também com Young. Ele tentaria uma reconciliação, assim como sempre sonhou com uma volta dos Byrds - algo que Roger McGuinn, o líder a banda, nunca quis.
Crosby, Stills and Nash (and Young)

Crosby se dedica à carreira solo, gravando uma série de bons discos com a ajuda de seu filho. James Raymond nasceu em 1962, quando David tinha 21 anos, e foi entregue para a adoção.

Os dois se reuniram quando ele já era um adulto e deram início a uma produtiva parceria musical - "For Free, de 2021, e último disco solo de Crosby, foi uma agradável surpresa, tendo sido, merecidamente, muito elogiado pela crítica especializada.

Crosby esteve uma única vez no país. Foi em maio 2012, quando, finalmente, os brasileiros puderam finalmente ver ao vivo a magia que era uma performance de Crosby Stills and Nash.

Ouça uma playlist com 10 músicas marcantes da carreira de David Crosby: