VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2022!

Não precisamos lembrar os leitores que uma boa música é capaz de engrandecer uma cena de filme ou de episódio de série. Também é desnecessário dizer que o contrário também acontece, por vezes simultaneamente. Quem não se emocionou ao ouvir uma canção, seja ela uma velha conhecida ou não, em um momento tocante de um longa-metragem? Este ano, exemplos de um encontro perfeito entre imagens e música não faltaram. Abaixo estão os que marcaram mais fundo:

"Running Up That Hill (A Deal With God), Kate Bush (usada em "Stranger Things")

O caso musical mais surpreendente do ano, "Running Up That Hill" foi lançada pela inglesa Kate Bush em 1985 e fez sucesso na época, especialmente no Reino Unido, onde a cantora, que fez pouquíssimos shows em sua carreira e demora muito tempo para lançar seus álbuns, é cultuadíssima. Ainda assim, ninguém poderia imaginar que a sua inclusão na quarta temporada de "Stranger Things" iria fazer com que toda uma nova geração se apaixonasse pela canção e levá-la ao topo das principais paradas do planeta. A própria cantora ficou surpresa e se viu "obrigada" a sair de sua reclusão para agradecer ao público seja em seu site oficial ou em uma rara entrevista para a rádio BBC.



"Hold My Hand" e "I Ain't Worried", com Lady Gaga e OneRepublic (ambas de "Top Gun: Maverick")

Mais de três décadas depois do filme original, Tom Cruise voltou a encarnar o Capitão Pete "Maverick" Mitchell em um longa que finalmente levou o grande público às salas de cinema depois de dois anos de sessões inexistentes ou vazias. Assim como o filme de 1986, o novo Top Gun também veio com uma trilha de grande força com as canções de Gaga, que tem boas chances de ser indicada ao Oscar, e OneRepublic se destacando nas paradas de sucesso.



"Lift Me Up", Rihanna (ouvida em "Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre")

Outra canção com grandes chances de ser indicada ao Oscar, "Lift Me Up", marcou o retorno de Rihanna ao mundo da música depois de muito tempo de silêncio. A balada dramática, saciou, ao menos um pouco, a ansiedade dos fãs, mas o que eles querem mesmo é um novo álbum da cantora. Será que em 2023 ele sai?



"Goo Goo Muck", com os Cramps (ouvida em "Wandinha")

Assim como aconteceu com Kate Bush, outra série da Netflix, "Wandinha", baseada na personagem da "Família Adams", trouxe uma música gravada nos anos 80 para uma nova geração. E uma bem mais radical. "Goo Goo Muck" é uma cover de um obscuro single de 1962 feita pelos Cramps, que surgiram na era do punk misturando rock 'n' roll e a estética de velhos filmes B. A banda era liderada pelo casal Lux Interior (vocais) e sua esposa, a guitarrista Poison Ivy e chegou ao fim com a morte de Lux em 2009, vitimado por uma doença cardíaca.

"Goo Goo Muck" não conseguiu os mesmos números de "Running Up That Hill", o que, convenhamos, seria bem difícil. Mas eles também enfrentaram um "inimigo externo". Um usuário do TikTok percebeu que a mesma cena sincronizava perfeitamente com um áudio em rotação acelerada de "Bloody Mary", uma canção igualmente desconhecida do grande público, só que esta gravada por Lady Gaga há uma década.

O resultado? Choveram vídeos de fãs imitando a cena, ou republicando o vídeo com a "nova" sonorização. Segundo a Billboard, isso resultou em um queda drástica da busca por "Goo Goo Muck" (de 177% para 7%) e um aumento gigantesco para a música de Gaga (88%) que, sem a menor das intenções, acabou com um novo hit. A cantora agradeceu seus fãs, e os da série, pela brincadeira.



PRÓXIMA CATEGORIA: AS MÚSICAS QUE BOMBARAM NO TIKTOK

CATEGORIA ANTERIOR: A NOTÍCIA MAIS LIDA DO ANO