"É uma honra e um privilégio poder representar o meu país ao redor do mundo", foi assim que Dua Lipa resumiu os seus sentimentos ao ganhar o título de Embaixadora Honorária do Kosovo pela presidente Vjosa Osmani. A cantora é filha de imigrantes albaneses-kosovares que foram para a Inglaterra durante a guerra da Iugoslávia nos anos 90.

Lipa, nascida em 1995, aos 13 anos foi morar em Pristina, que se tornou a capital do Kosovo, quando este anunciou a sua independência. Em 2010 ela retornou ao Reino Unido.

O Kosovo é um país de reconhecimento limitado. EUA, Reino Unido, Japão e Austrália estão entre os que o reconhecem como nação independente. Brasil, China, Rússia, México estão entre os que não.

Lipa disse esperar poder continuar o seu trabalho e fazer uma diferença para o seu povo. "A juventude do Kosovo merece o direito da isenção de visto (para circular na Europa), a liberdade de viajar e sonhar grande. Obrigado", concluiu a cantora que levou para Pristina o seu novo show, o mesmo que em breve será visto no Brasil (8 de setembro em São Paulo e 11 no Rock in Rio). Ela se apresentou no do Sunny Hill Festival, criado por ela e seu pai.