Os mais recentes trabalhos de Harry Styles, Little Simz e Wet Leg estão entre os 12 indicados ao Mercury Prize de 2022. Entregue anualmente, a premiação tem apenas uma categoria: a de melhor álbum britânico do ano. O troféu, mais um valor em dinheiro, costumar ir para um artista mais novato, ainda que isso não seja a regra - dos últimos seis vencedores, seis foram estreantes, incluindo o ganhador do ano passado, "Collapsed In Sunbeams", de Arlo Parks.

Por esse prisma. a competição de 2022 vai ser acirrada, já que oito concorrentes são o primeiro ou segundo trabalho dos artistas - os casos do jazzista Fergus McCreadie, das cantoras Joy Crooks e Self Esteem, do rapper Kojey Radical, do cantor Sam Fender e dos discos de Wet Leg, Yard Act e Nova Twins, representantes da nova safra roqueira do país.

"Sometimes I Might Be Introvert" é o, muito elogiado, quarto trabalho de Little Simz enquanto Harry Styles e Gwenno estão em seus terceiros álbuns solo, mas já tinham carreira prévia, ele com o One Direction e ela com as Pipettes.

Finalmente temos "For All Our Days That Tear The Heart" a colaboração da atriz Jessie Buckley com o veterano Bernard Butler, o único indicado que já ganhou o prêmio, ainda que há bastante tempo. Foi em 1993, quando o Suede, banda onde ele ainda era o guitarrista, levou o grande prêmio na segunda vez que o Mercury foi entregue.

Estes são os indicados

Fergus McCreadie - "Forest Floor"
Gwenno - "Tresor"
Harry Styles - "Harry's House"
Jessie Buckley & Bernard Butler - "For All Our Days That Tear The Heart"
Joy Crookes - "Skin"
Kojey Radical - "Reason To Smile"
Little Simz - "Sometimes I Might Be Introvert"
Nova Twins - "Supernova"
Self Esteem - "Prioritise Pleasure"
Sam Fender - "Seventeen Going Under"
Wet Leg - "Wet Leg"
Yard Act - "The Overload"