Neste dia 13 de julho, celebramos o Dia do Rock, data que ficou marcada em 1985 com a realização do Live Aid. Na ocasião, cantores e bandas de renome fizeram concertos ao redor do planeta, em um dos momentos mais importantes da história da música.

O Vagalume comemora a data com alguns dos melhores lançamentos em 2022. De novos nomes aos mais consagrados, reunimos aqui músicas e artistas que mostram que o rock está mais vivo do que nunca.

Ouça abaixo:

Red Hot Chili Peppers - "Black Summer"



Um dos momentos mais aguardados do mundo da música em 2022 foi o retorno de John Frusciante ao Red Hot Chili Peppers. A volta do guitarrista havia sido anunciada em 2019, mas a chegada de um novo material só foi oficializada, de fato, neste ano.

Primeiro, foi divulgado o carro chefe do novo álbum dos californianos, "Unlimited Love". Com "Black Summer", os fãs puderam, enfim, curtir o reencontro de Anthony Kieds, Flea, Frusciante e Chad Smith, emr uma ótima faixa de rock.

E já em abril, com a chegada de "Unlimited Love" e todas as suas 17 faixas, os seus admiradores puderam celebrar de vez o retorno de uma das maiores bandas de rock das décadas mais recentes.

Ozzy Osbourne - "Patient Number 9 (feat. Jeff Beck)"



Uma das maiores vozes do metal e do mundo rock, Ozzy Osbourne trouxe em junho deste ano o seu novo single. Com o hard rock de "Patient Number 9", ele não veio sozinho: nas guitarras da faixa está a lenda Jeff Beck.

Maneskin - "SUPERMODEL"



Dos palcos do Eurovision para o mundo, o quarteto italiano é um dos novos nomes do rock que mais se destaca em termos de popularidade. Navegando em diferentes vertentes do estilo, o Maneskin traz um rock alternativo certeiro no seu single mais recente, "SUPERMODEL".

Vale lembrar que os italianos estarão em terras brasileiras em 2022 para a nova edição do Rock in Rio.

Panic! At The Disco - "Viva Las Vengeance"



Os fãs do cenário "emo" tem no Panic! At The Disco uma de suas bandas favoritas. E Brendon Urie retornou em junho deste ano com a animada "Viva Las Vengeance".

O single que dá nome ao próximo álbum da banda é um faixa power pop cheia de energia e que certamente se destaca entre os lançamento de rock em 2022.

GHOST - "Call Me Little Sunshine"



A banda sueca Ghost lançou neste ano o seu novo álbum, "IMPERA". Trazendo vertentes clássicas do rock como o Hard Rock, Glam Metal e Heavy Metal, a banda segue ganhando novos fãs e já tem uma base estabelecida ao redor do mundo.

Deste material, destacamos a "power ballad", "".

Wet Leg - "Ur Mum"



O Wet Leg é um dos novos nome do rock que merece toda a atenção do público. O duo feminino é formado por Rhian Teasdale e Hester Chamber e vem da famosa Isle Of Wight, onde é realizado um dos maiores festivais de verão do Reino Unido.

O rock alternativo das garotas que remete aos anos 90 se destaca no álbum de estreia delas, lançado neste ano.

Bring Me The Horizon - "Strangers"



Seguimos no Reino Unido para falar de uma banda que surgiu na cena do Metalcore, mas que com o passar do tempo mostrou habilidade para navegar em outros estilos. Estamos falando do Bring Me The Horizon que no final deste primeiro semestre trouxe o seu novo single, "Strangers".

Neste lançamento, a banda aposta em um rock alternativo, sem perder o seu peso e que vale a pena ser ouvido.

Jack White - "What's The Trick?"



Um dos nomes mais criativos do rock a partir dos anos 2000, Jack White segue em alta entre os artistas mais populares do rock. Neste ano, ele lançou o seu quarto álbum de estúdio "Fear Of The Dawn".

Deste material, destacamos o single "What's The Trick?".

Liam Gallagher - "Better Days"



Uma das maiores vozes do rock nos anos 90 com o Oasis, Liam Gallagher segue relevante com a sua carreira solo e trazendo ótimas faixas.

Neste ano, ele lançou o seu novo disco, "C'MON YOU KNOW", uma ótima pedida para os fãs de rock inglês. Aqui destacamos o single, "Better Days".

The Black Keys - "Wild Child"



A dupla norte americana se tornou um dos nomes mais influentes do rock alternativo nos anos 2000. Nesta ano, Dan Auerbach e Pete Carney voltaram com um novo disco de inéditas, "Dropout Boogie".

O nosso destaque vai para o single, "Wild Child".