Por uma série de crimes de ordem sexual e acusações de tráfico de seres humanos, o cantor R. Kelly foi condenado a 30 anos de prisão em um julgamento realizado em Nova Iorque. Se cumprir a pena em regime fechado, o astro do R&B que caiu em desgraça terá 85 anos quando deixar a prisão.

Robert Sylvester Kelly foi julgado por nove crimes. No ano 2000 que notícias relacionando o astro do R&B em casos de abuso sexual começaram a ser publicados na imprensa em casos que remontavam ao início dos anos 90. A série documental "Sobrevivendo a R. Kelly" (2019/2020), deu voz a várias dessas vítimas. Exibida pelo Lifetime, os 11 episódios, em duas temporadas, revelaram casos de estupro, abusos de todas as espécies e também de garotas, em geral menores de idade, mantidas trancadas na mansão do astro sem direito até à alimentação.

Kelly disse que irá apelar da sentença por considerá-la exagerada - os advogados esperavam uma condenação de, no máximo, 17 anos. Esse não é o único julgamento a que ele será submetido. Ele ainda irá enfrentar a corte de Illinois e Minnesota.