Depois de muito mistério, finalmente a turnê do ABBA estrelada por uma versão virtual do quarteto, os "ABBAtares", estreou em Londres na noite de ontem (26). A se julgar pelas primeiras resenhas, o espetáculo é um grande sucesso, pronto para ficar por anos em cartaz, ser exportado e também imitado.

Para marcar um momento tão importante até o impensável aconteceu. Todos integrantes foram à Inglaterra para a première. No caso de Benny Anderson e Björn Ulvaeus isso não chega a ser uma novidade, os dois são, há anos, a face pública da banda que encerrou suas atividades em 1983. Já ver Anni-Fridd (a Frida) e Agnetha, que há décadas fogem da imprensa e compromissos públicos, em carne e osso é algo bem mais raro.
ABBA

Os quatro deram entrevistas antes do início do concerto , reiterando que uma turnê "de verdade" jamais acontecerá, por mais que um "mas eu nunca digo nunca" seja dito, e demonstrando genuína animação com todo o projeto.
ABBA

Sobre o show, as críticas se mostraram positivas. Segundo o The Guardian, tão logo as luzes se apagam você não consegue mais pensar que não tem um grupo de verdade na sua frente. Agora já se sabe também que a música é feita, como já havia sido divulgado, por uma banda presente na arena, mas as vozes usadas são as das gravações originais.
ABBA

O repertório, óbvio, é recheado de hits como "S.O.S", "Dancing Queen", "Chiquitita", "Fernando" e "The Winner Takes It All", mas abre espaço para músicas menos óbvias, a começar com a abertura com "The Visitors (crackin' Up)" e "Hole In Your Soul". As recentes "Don't Shut Me Down" e "I Still Have Faith In You" também estão no show.

O vídeo abaixo tem trechos do concerto liberados pela produção para a imprensa. Veja!