Andy Fletcher, membro fundador do Depeche Mode, morreu nesta quarta-feira (26), aos 60 anos. A notícia foi divulgada através de um comunicado nas páginas oficias da banda.

"Estamos chocados e cheios de uma esmagadora tristeza com a precoce passagem de nosso querido amigo, familiar e colega de banda Andy 'Fletch' Fletcher.

Fletch tinha um coração verdadeiramente de ouro e sempre estava disponível quando você precisava de apoio, uma conversa animada, dar risadas ou simplesmente um companheiro de copo.

Nossos corações estão com seus familiares e pedimos que vocês os tenham em seus pensamentos e que respeitem a privacidade deles",
disse o texto.



O Depeche Mode surgiu em 1980 e logo se tornou um dos grandes nomes do tecnopop. A formação inicial tinha ainda Martin L. Gore, Vince Clarke, todas também tecladistas, e o vocalista Dave Gahan. Clarke foi o compositor dos primeiros singles do grupo e de quase todo o primeiro álbum quando saiu para formar o Yazoo e, em seguida, o Erasure.

O Depeche seguiu com um novo integrante, Alan Wilder, e Gore assumindo a tarefa de compor todo o material da banda que foi se tornando mais complexo, e bem sucedido, a cada lançamento.



No final dos anos 80, o DM já era uma das maiores bandas independentes do planeta e uma grande atração na América - e também influentes, os DJs que criaram o tecno em Chicago eram grandes fãs do quarteto.

O ápice do sucesso comercial do grupo foi na primeira metade da década de 90, primeiro com o álbum "Violator", tida com a grande obra-prima deles, de onde saíram os hits "Personal Jesus" e "Enjoy The Silence", e em seguida com "Songs Of Faith And Devotion".



Ainda que tenha desagradado uma parcela de fãs e críticos dos trabalhos anteriores do grupo, o disco chegou ao topo da parada americana e britânica e gerou uma turnê gigantesca que, por pouco, não pôs fim ao grupo.
Depeche Mode

Alan Wilder deixou a banda em junho de 1995 e o DM seguiu como trio, gravando outros seis álbuns - "Spirit" (2017) é o mais recente - e se apresentando em estádios ao redor do planeta. Fletch, era, desde 2020, membro do Rock and Roll Hall Of Fame.