2022 começou com Adele se mantendo no topo da parada de álbuns dos EUA, a trilha sonora de "Encanto", a nova animação da Disney, disparando no ranking e aquele que é considerado o melhor álbum natalino já feito, finalmente entrando no top 10, quase 60 anos depois de lançado. Vamos aos números:

"30", o quarto trabalho de Adele, ficou pela sexta semana seguida em primeiro lugar, vendendo o equivalente a 99 mil cópias, sendo que 75 mil e 500 foram, de fato, compradas pelos americanos, primordialmente em CD e vinil. No total, o disco já vendeu mais de 1 milhão e 700 mil unidades no país.
Adele

A chegada de "Encanto" ao Disney+ em 24 de dezembro, fez com que o público finalmente começasse a ouvir com mais intensidade as canções que Lil-Manuel Miranda compôs para o longa. A trilha da animação disparou do 110° para o sétimo lugar.

O primeiro ranking de 2022, tecnicamente o segundo, já que o da semana passada saiu com a data de 1° de janeiro, ainda refletiu o período natalino com cinco trabalhos temáticos marcando presença entre os dez mais. Os álbuns de Michael Bublé, Nat King Cole, Vince Guaraldi Trio e Mariah Carey já estavam na área mais nobre do ranking, mas essa parada também fez justiça tardia a um verdadeiro clássico da música pop.
Phil Spector

"A Christmas Gift for You From Phil Spector", é tido como o melhor disco de natal de todos os tempos - certamente o único do gênero a aparecer em listas de "melhores álbuns da história". Apesar de ter sido lançado em 1963, ele nunca havia chegado no top 10 dos EUA. Na verdade, somente em 2018 o trabalho apareceu pela primeira vez no Hot 100, no 48° posto, subindo até a 12ª posição.

Agora, em 2021, ele chegou ao 11° lugar (em grande parte graças à versão de "Sleigh Ride" na voz das Ronettes) e, finalmente, conseguiu subir até o décimo posto.

O disco traz o elenco do selo Philles, de propriedade de Phil Spector cantando clássicos natalinos com os arranjos típicos do controverso produtor criador da técnica chamada "Wall Of Sound" (que consistia no uso de inúmeros instrumentistas nas gravações, mixadas em mono, que geravam a tal "parede sonora").

Spector caiu em desgraça nos últimos anos de sua vida e morreu em janeiro do ano passado, na cadeia, acusado de assassinato.

O top 10 ficou assim:

Veja o top 10

1 - "30" - Adele (mesma posição)
2 - "Christmas" - Michael Bublé (mesma posição)
3 - "Red (Taylor's Version)" - Taylor Swift (mesma posição)
4 - "Sour" - Olivia Rodrigo (subiu uma posição)
5 - "Dangerous: The Double Album" - Morgan Wallen (subiu sete posições)
6 - "The Christmas Song" - Nat king Cole (subiu duas posições)
7 - Trilha Sonora do filme "Encanto (subiu 103 posições)
8 - "A Charlie Brown Christmas" - Vince Guaraldi Trio (caiu duas posições)
9 - "Merry Christmas" - Mariah Carey (caiu duas posições)
10 - "A Christmas Gift for You From Phil Spector" - Vários Artistas (subiu uma posição)