VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2021!

Reunimos aqui alguns dos maiores sucessos de 2021. São canções de diferentes estilos e que estiveram entre as mais ouvidas aqui no Vagalume, nas plataformas de streaming e rádios.

Veja abaixo:

"Leave The Door Open", Silk Sonic

Bruno Mars fez o seu retorno à música em grande estilo. Junto com Anderson .Paak formou o Silk Sonic, um projeto que homenageia a Soul Music e R&B dos anos 70, com uma nova roupagem.

Deste trabalho, veio o disco "An Evening With Silk Sonic" e o single "Leave The Door Open". A balada romântica foi festejada pela crítica e público, se tornando um dos melhores lançamentos do ano.



"Bad Habits", Ed Sheeran

Mais um retorno aguardado foi o de Ed Sheeran, um dos principais nomes do pop deste século. Como havia indicando em seus últimos álbuns, o ruivo cada vez mais aposta em uma sonoridade pop radiofônica.

E a primeira música de trabalho de "=" (Equals), provou que esse realmente é o caminho que Ed pretende seguir. "Bad Habits" é dançante e segue um estio diferente das baladas românticas que consagraram o britânico.

Porém, isso não é necessariamente algo ruim para os seus fãs. Muito pelo contrário: com "Bad Habits", Ed Sheeran dominou a parada britânica, fez sucesso ao redor do mundo e mostrou que segue um artista de grande qualidade, independentemente do gênero que seguir.



"Good 4 u", Olivia Rodrigo

A jovem cantora de 18 anos foi uma das maiores revelações de 2021. E nas paradas também se destacou, colecionando hits no topo.

Entre seus maiores sucessos, destacamos "Good 4 u", a faixa que une pop e rock e que simboliza da melhor forma o retorno do "pop punk" ao holofotes. A faixa enfrentou também uma pequena polêmica, quando fãs apontaram semelhanças com o hit do Paramore, "Misery Business".

No final das contas, a cantora dividiu o crédito de composição com a vocalista da banda, Hayley Williams, e o guitarrista, Josh Farro.

O clipe de "Good 4 You" é também um dos mais marcantes do ano, fazendo referências a filmes da década de 2000, como "Garota Infernal" e "O Diário da Princesa".



"Easy On Me", Adele

Adele não precisou de muito tempo para lançar um dos hits de 2021. Já caminhando para o final do ano, em outubro, ela lançou "Easy On Me", primeiro single de seu novo álbum, "30".

Além da aclamação da crítica, os fãs mais uma vez se apaixonaram por uma balada romântica da cantora. E não foi à toa, uma vez que esta certamente é uma das músicas mais bem compostas do ano, trazendo elementos pelos quais a britânica ficou conhecida pelo mundo.

Belas melodias, arranjos impecáveis e a potente voz de Adele garantiram à ela mais uma música número 1 pelo planeta, incluindo aqui no Brasil e no Vagalume.



"MONTERO (Call Me By Your Name)", Lil Nas X

Lil Nas X foi um dos principais nomes do ano no mundo da música. O hit autobiográfico "MONTERO (Call Me By Your Name)" ganhou as paradas e ainda deu muito o que falar.

Com um clipe que desagradou grupos mais conservadores nos Estados Unidos, a produção só deu mais popularidade ainda para o single. Porém, o que certamente chamou mais a atenção foi a mensagem da letra.

Nela, o próprio Lil Nas X explica que se trata de uma carta para ele mesmo mais jovem. Uma carta onde conta porque assumiria ser gay publicamente, algo que no passado ele havia decido não fazer.

"(A música) vai abrir portas para muitas pessoas homossexuais para simplesmente existirem", escreveu o cantor em um post no Twitter. Independentemente da polêmica ao seu redor, o single foi um dos de maior sucesso do ano.



"Peaches (Ft. GIVĒON & Daniel Caesar)", Justin Bieber

Justin Bieber segue como um dos nomes mais populares da música pop, ano após ano. Com o lançamento de seu novo disco, "Justice", vieram novos sucessos, mas um em especial ganhou as paradas.

"Peaches" é uma parceria do canadense com dois grandes nomes do R&B na atualidade: o californiano Giveon e o vencedor do Grammy, Daniel Caesar.

A música surge também como uma das favoritas à próxima edição do Grammy, onde concorrerá aos prêmios de "Gravação Do Ano" e "Canção do Ano".



"Butter", BTS

O BTS se mantém como um dos grandes hitmakers dos últimos anos. Em 2021, o fenômeno do K-pop conquistou as paradas com a dançante "Butter".

Durante o ano, o grupo lançou novas versões do single, o que garantiu que sua popularidade seguisse em alta por bastante tempo. Por ser toda cantada em inglês, "Butter" garantiu que o BTS conseguisse uma maior inserção em diferentes mercados.

Desta forma, o septeto deixou de ser um grupo restrito ao mundo do K-pop e hoje é um artista consolidado da música pop internacional.



PRÓXIMA CATEGORIA: O CLIPE DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: OS ÁLBUNS DO ANO