VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2021!

O TikTok se tornou uma verdadeira fábrica de hits. Muitas músicas caem no gosto do público após viralizarem no aplicativo, que hoje chega a moldar até mesmo a forma das composições, que conquistam os internautas com poucos segundos de vídeos, sejam eles cômicos, sérios, dramáticos, aventureiros, voltados para desafios de danças, entre outros.

Selecionamos abaixo cinco músicas que bombaram na plataforma e se tornaram hits, com algumas alcançando o topo nas principais paradas musicais do mundo. Confira:

Oh No” - Kreepa

O famoso "Oh, no! Oh, no! Oh, no, no, no, no no" se tornou a conhecida trilha sonora de momentos que antecedem algum desastre (muitas vezes cômico) nos vídeos dos internautas. A música, lançada pelo rapper Kreepa em 2019, começou a ganhar popularidade no TikTok ainda no final de 2020, tornando-se viral em 2021. Atualmente, a faixa já foi usada em mais de 18 milhões de vídeos no aplicativo.

O que muita gente não sabe é que “Oh No” tem origem em um remix criado pelo rapper Capone, em 2004, que conta com o sample de "(Remember) Walkin' In The Sand", lançada nos anos 60 pelo clássico grupo feminino The Shangri-Las, e regravada por vários artistas.



"Beggin'" - Måneskin

Os italianos do Måneskin já haviam chamando a atenção ao participar do X Factor em seu país, terminando em segundo lugar, mas conquistaram mesmo seu espaço na música após vencerem o famoso Eurovision Song Contest, em 2021. O single "Beggin'", lançado no EP Chosen (2017), estourou na Europa após a competição e se tornou viral na internet. A faixa, inclusive, é uma cover do The Four Seasons e foi escrita em 1967.

A versão do Måneskin alcançou o Top 10 da parada musical do Reino Unido e ficou no Top 20 da Billboard Hot 100, nos EUA. A faixa embala mais de 10 milhões de vídeos de diversos assuntos no TikTok, como viagens, tutoriais de maquiagem, danças etc.



"Astronaut In The Ocean" - Masked Wolf

A música foi originalmente lançada pelo rapper australiano Masked Wolf em 2019, e ganhou um relançamento este ano, se tornando o som de milhões de vídeos no TikTok e alcançando o 6º lugar da Billboard Hot 100 com o sucesso.

A faixa começa com a frase, "What you know about rollin' down in the deep?", que caiu perfeitamente, por exemplo, como trilha sonora para o começo de manobras radicais gravadas pelos internautas, com a batida principal do rap entrando no momento do ápice dos vídeos. Veja a compilação abaixo:



"Stay (With Justin Bieber)" - The Kid LAROI

Com um ritmo rápido e um refrão fácil de decorar, o hit da parceria entre The Kid LAROI e Justin Bieber também foi uma das queridinhas entre os internautas e conta com mais de 8 milhões de vídeos no aplicativo, boa parte deles voltados para coreografias, tutoriais e vídeos com paisagens e lugares espetaculares.

"Stay" viralizou e conquistou o topo da parada musical em diversos países, incluindo nos EUA, na Billboard Hot 100. Atualmente, a faixa aparece em 6º lugar no Top Global da Apple Music e no 4º lugar do Spotify, sendo uma das principais responsáveis por Bieber quebrar um recorde e alcançar 90 milhões de ouvintes na plataforma neste mês.



"You Got It" - Vedo

A música fez sucesso no TikTok principalmente pela letra, que inspira vídeos voltados para autoestima, amor-próprio e empoderamento feminino. Presente em mais de 8 milhões de vídeos, o refrão diz:

"It's time to boss up (É hora de assumir o controle)
Fix your credit, girl get at it (Corrija seu crédito, garota, vá em frente)
Get your bag up (Pegue sua bolsa)
Hit that gym and get back fine (Vá para a academia e fique bem)
Go get that degree, go girl (Consiga esse diploma, garota)
Focus on me (Foque em mim)
Unlock potential (Desbloqueie o potencial)
That you didn't know you had in you (Que você não sabia que tinha em você)
Fuck that nigga (Dane-se aquele cara)

Em uma entrevista ainda em março, Vedo falou sobre a mensagem por trás da faixa: "Eu esperava que fosse uma inspiração para todo mundo, não apenas para as mulheres. No entanto, como um artista de R&B, é claro que foi escrito com uma mulher em mente. Com tantos estereótipos negativos em relação às mulheres na mídia, eu senti que essa música era necessária, e é por isso que acho que ela decolou desse jeito".



PRÓXIMA CATEGORIA: NÃO REPETIU O SUCESSO

CATEGORIA ANTERIOR: OS REIS E RAINHAS DAS PARADAS