O site da revista americana Entertainment Weekly divulgou sua lista com os 10 melhores, e os três piores disco do ano. No primeiro grupo os louros ficaram para algumas das figuras carimbadas de 2021, caso dos álbuns de Jazmine Sullivan, em primeiro lugar, Adele, Lil Nas X, Japanese Breakfast, Olivia Rodrigo e The War On drugs. Já no segundo entraram os mais recentes trabalhos de Ed Sheeran, Lorde e o disco póstumo de Pop Smoke.

O jornalista Alex Suskind não poupou os leitores de textos curtos e bastante ácidos. Veja o que ele disse sobre Sheeran, autor do "álbum mais constrangedor do ano": "As melodias sem imaginação, as letras enjoativas, a (contínua) militarização do nosso sistema matemático... Para Ed, "Maus Hábitos" (uma brincadeira com "Bad Habits") = música ruim".
Lorde

Com Lorde, que em 2017 era a grande unanimidade entre críticos e público, com "Melodrama" o jornalista foi, um pouco, mas não muito, mais condescendente. Para ele "Solar Power" foi o disco que fez "turno dobrado como propaganda para remédio contra alergias". "A descrição de Lorde sobre o novo álbum de Lorde ("uma celebração do mundo natural") foi tristemente, mais interessante que o novo álbum da Lorde (sonolento e afobado)."

No caso de "Faith", de Smoke, o problema é mais com a tentativa de se fazer dinheiro a partir de sobras de gravação do rapper morto no ano passado. "A estrela do drill merecia algo melhor do que essa colcha de retalhos repleto de participações especiais questionáveis (Dua Lipa, sério?) e produção ruim."

Veja a lista com os dez melhores discos do ano segundo a Entertainment Weekly:
Jazmine Sullivan

1 - "Heaux Tales" - Jazmine Sullivan ("um manifesto sobre a feminilidade no século 21")
2 - "I Don't Live Here Anymore" - The War on Drugs ("em uma era em que o rock de guitarras surrado e corajoso está praticamente morto, o WOD é uma constante")
3 - "Jubilee" - Japanese Breakfast ("uma estimulante exposição de uma vida cheia de amor, perda e (ocasionalmente) luxcidez")
4 - "Call Me if You Get Lost" - Tyler The Creator ("se você acha que é somente rap, não está ouvindo direito")
5 - "30" - Adele ("a única humana capaz de unir amantes e lutadores, cínicos e românticos...")
6 - "Valentine" Snail Mail ("a catarse dela é também a nossa")
7 - "Lindsey Buckingham" Lindsey Buckingham ("sem nenhuma gordura para aparar")
8 - "Montero" - Lil Nas X ("um agente de mudança inspirador na indústria")
9 - "Weight of the World" - Maxo Kream ("audição fundamental")
10 - "SOUR" - Olivia Rodrigo ("delicioso")