O diário britânico "The Guardian" publicou a sua tradicional lista com as melhores músicas de 2021, a relação de álbuns será divulgada posteriormente. A lista destaca astros da música pop como Olivia Rodrigo, BTS, Lil Nas X, The Weeknd e o Silk Sonic, de Bruno Mars e Anderson .Paak, além dos veteranos do ABBA, favoritos da crítica como Sharon Van Etten, The Weather Station e Japanese Breakfast e algumas revelações, Wet Leg e o trio Muna (veja a lista completa abaixo). Há também uma maioria esmagadora de músicas cantadas por mulheres (todas as dez primeiras tem vocal feminino).
Self Esteem

Dito isso, o topo da lista foi para uma artista ainda pouco conhecida: a cantora inglesa Rebecca Lucy Taylor, que lança discos usando o nome Self Esteem com "I do This All The Time".

"Não houve falta de gente falando diretamente para nós este ano; a beleza de "I Do This All the Time" é como Rebecca Taylor incorpora aquela nossa voz interna irritante, o valentão sempre presente que está lá para lembrá-lo de cada momento embaraçoso e palavra cruel dirigida em sua direção", diz o texto justificando a escolha. "A cantora sutilmente descreve as expectativas generalizadas que a tornaram tão inquieta e propensa a questionamentos, e a faixa torna-se uma referência tanto aos maus hábitos quanto àquele condicionamento implacável. E então ela ganha seu enorme refrão, digno de Lisa Stansfield, encorajando-a a se erguer e se manter firme, o momento culminante desta canção estranha, maravilhosa e profundamente comovente que alertou uma nação para as virtudes realmente consideráveis de Taylor."

Veja a lista:
ABBA
ABBA (Foto: Baillie Walsh)

20. The Weeknd – "Take My Breath"
19. Silk Sonic – "Leave The Door Open"
18. ABBA - "Don't Shut Me Down"
17. Pearl Charles – "Only for Tonight"
16. Wolf Alice – "How Can I Make It Ok?"
15. Parris – "Skater's World (feat. Eden Samara)"
14. Cassandra Jenkins – "Hard Drive"
13. Lil Nas X – "MONTERO (Call Me By Your Name)"
12. Japanese Breakfast – "Be Sweet"
11. BTS - "Butter"
10. Anz – "You Could Be (Feat. George Riley)"
09. Little Simz – "Introvert"
08. The Weather Station – "Tried To Tell You"
07. Billie Eilish – "Your Power"
06. Olivia Rodrigo - "Good 4 u"
05. Muna – "Silk Chiffon (Ft. Phoebe Bridgers)"
04. Caroline Polachek – "Bunny Is a Rider"
03. Sharon Van Etten – "Like I Used To (With Angel Olsen)"
02. Wet Leg – "Chaise Longue"
01. Self Esteem – "I do This All The Time"

E ouça uma playlist com todas elas: