Como já era esperado, "=" ("Equals") de Ed Sheeran estreou no topo da parada britânica de álbuns e com folga. O disco vendeu o equivalente a 139 mil cópias, mais que todo o restante do top 30 somado! A última vez que um número tão impressionante foi alcançado foi em 2017, pelo mesmo Sheeran, com as 625 mil unidades de "÷".

Naquela ocasião, o ruivo ainda tomou conta do ranking de singles, com nada menos que nove músicas no top 10, algo que forçou a mudança das regras para que algo assim não mais acontecesse.

No entender da Official Charts, a parada de singles deve conter singles de fato e não faixas de álbuns, algo que se tornou possível depois que os números dos serviços de streaming passaram a contar, e quase sempre definir, o top 100.

Agora, em 2021, o cantor não conseguiu "unificar" os rankings, já que "Easy On Me" de Adele se manteve no topo, pela terceira semana seguida. Para compensar, Ed tem três músicas, o máximo permitido, no top 5: "Shivers", "Bad Habits" e "Overpass Graffiti", nas posições dois, três e quatro. O trabalho também foi, efetivamente, bastante comprado. Apenas 18% do total veio de audições nos serviços de streaming.

O top 40 teve ainda mais nove estreias ou retornos. Os mais novos lançamentos de Richard Ashcroft (segundo lugar), The War On Drugs (sexto), Joe Bonamassa (13°), Mastodon (14°), Tori Amos (25°) e Andrew LLoyd Webber (35°) mais os relançamentos de luxo de "Spice", das Spice Girls, de 1996, (quinto) e "A Momentary Lapse Of Reason", 1987, do Pink Floyd (24°) além da mais recente coletânea do Motorhead, "Everything Louder Forever", em 18°.

O top 10 ficou assim:

1 - "=" - Ed Sheeran (estreia)
2 - "Acoustic Hymns - Vol. 1" - Richard Ashcroft (estreia)
3 - "The Lockdown Sessions" - Elton John (caiu duas posições)
4 - "Music Of The Spheres" - Coldplay (subiu uma posição)
5 - "Spice" - Spice Girls (retorno ao ranking)
6 - "I Don't Leave Here Anymore" - The War On Drugs (estreia)
7 - "25" - Adele (caiu uma posição)
8 - "SOUR" - Olivia Rodrigo (mesma posição)
9 - "Certified Lover Boy", de Drake (subiu uma posição)
10 - "Seventeen Going Under" - Sam Fender (subiu duas posições)

O ranking de singles
Adele

A parada de singles também teve algumas novidades no top 40. Além da já citada "Overpass Graffiti", de Sheeran, no quarto lugar, e de Adele no topo, "Meet Me At Our Spot", do Anxiety, de Willow Smith e Tyler Cole, chegou às dez mais, depois de subir da 12ª para a na décima posição.

"No Competition (Feat. Dirtbike LB & Young Adz)" do D-Block Europe estreou em 18°, "Coming for You (Feat. A1 x J1)" do SwitchOTR em 20° e "I Wish (With Mabel)", de Joel Corry, em 23°.

O Halloween, acontecido no dia 31, também fez com que músicas como "Ghostbusters", de Ray Parker Jr. e "Thriller", de Michael Jackson voltasse ao top 40. Finalmente, "Better Days (With Mae Muller & Polo G)" foi quem teve a melhor subida de desempenho, indo do 52° para o 33° posto.

Confira o top 10:

1 - "Easy On Me" - Adele (mesma posição)
2 - "Shivers" - Ed Sheeran (subiu uma posição)
3 - "Bad Habits" - Ed Sheeran (subiu seis posições)
4 - "Overpass Graffiti" - Ed Sheeran (estreia)
5 - "Cold Heart (With Dua Lipa) (PNAU Remix)" - Elton John (caiu três posições)
6- "Love nwantiti (Ah ah ah)" - CKAY (caiu duas posições)
7 - "Heat Waves" - Glass Animals (caiu duas posições)
8 - "Obsessed With You (feat. PinkPantheress)" - Central Cee (caiu duas posições)
9 - "OUT OUT (With Jax Jones, feat. Charli XCX & Saweetie)" - Joel Corry (caiu uma posição)
10 - "THATS WHAT I WANT" - Lil Nas X (mesma posição)