Um júri em Nova York considerou R. Kelly culpado em todas as nove acusações que pesavam sobre o astro do R&B. O cantor, agora, poderá pegar até mesmo a prisão perpétua pelos crimes, que incluem tráfico sexual, exploração sexual de criança, sequestro, suborno e violação da "Lei de Mann", que proíbe que uma mulher seja transportada de um estado para outro com propósitos de prostituição ou de atos ditos imorais. Robert Kelly seguirá preso e o julgamento definitivo está marcado para o dia 4 de maio de 2022.

O cantor se declarou inocente de todas acusações e disse que irá lutar por sua liberdade. 10 vítimas de Kelly, sendo oito mulheres, falaram no tribunal sobre os abusos que sofreram. Antigos empregados do artista confirmaram os testemunhos das vítimas.

Para complicar ainda mais a sua situação, Kelly também está enfrentando processos em Illinois, ele é de Chicago, e Minnesota, incluindo acusações de pornografia infantil. O cantor tem 52 anos e foi extremamente popular nos EUA nas décadas de 90 e 00, lançando álbuns que se tornaram sucessos gigantescos ("R", de 1988 ganhou oito discos de platina).