Na semana passada, a notícia de que a "Mercearia São Pedro", um dos bares mais tradicionais da Vila Madalena, em São Paulo, será demolido para dar espaço a um condomínio de luxo, fez com que muita gente que já frequentou, e ainda frequenta, o local lamentasse a sua perda.

Agora, foi a vez do prestigiado Nick Cave também demonstrar a sua tristeza, dizendo que com o fechamento da Mercearia, a Vila Madalena irá perder um pedaço de sua alma, e ele também. O músico viveu em São Paulo no início dos anos 90 e revelou ter composto alguns de seus clássicos nas mesas do bar.

Cave veio ao país em 1990 para fazer alguns shows em São Paulo e, pouco tempo depois, retornou em definitivo. O álbum "The Good Son" foi gravado na cidade, e ali ele também conheceu Viviane Carneiro, com quem se casou e teve um filho. Os dois se separaram em 1996, e ele retornou para a Inglaterra, onde fixou residência definitiva.
Nick Cave & The Bad Seeds

Curiosamente, Cave não se apresentou no país durante esse tempo e os fãs tiveram que esperar décadas pelo seu retorno. Só em 2018 foi possível vê-lo novamente em um palco brasileiro. Ao lado dos Bad Seeds, a sua banda de apoio, ele fez um show único em São Paulo, pouco antes das eleições presidenciais. O cantor também aproveitou a estadia para fazer uma visita ao bar que, em tantas ocasiões, lhe recebeu.

O australiano tem um canal aberto com os seus fãs em seu site oficial, o "The Red Hand Files". Foi por ali que ele soube da notícia, através de um brasileiro, morador de Florianópolis, chamado Lucas.
Nick Cave & The Bad Seeds

"Nick, a Mercearia São Pedro, que você costumava frequentar quando morava em São Paulo, irá fechar as suas portas e um prédio de alto padrão irá tomar o seu lugar. O que você acha disso?", perguntou. Leia abaixo a íntegra do emocionante depoimento, que foi ilustrado com a foto que abre esse texto. Nick também respondeu a outro fã, Alex da Escócia, que queria saber qual era o bar favorito dele e se seria possível tomar um drink ali.

"Caros Alex e Lucas

No início dos anos 90, morei em uma região de São Paulo chamada Vila Madalena com minha então companheira, Viviane, e nosso filho Luke. No final da nossa rua ficava a "Mercearia São Pedro", uma mercearia que também funcionava como bar ao ar livre. Todos os dias, por volta das 11 horas, eu pegava Luke, que tinha cerca de dois anos na época, e juntos subíamos a ladeira até lá. Eu colocava o Luke em um banquinho ao meu lado no bar e comíamos pastéis de queijo, e o dono, Pedro, falava com Luke até os trabalhadores da região chegarem para almoçar. Em seguida, mudávamos para uma mesa na calçada do lado de fora e nos sentávamos ao sol. Eu lia e escrevia coisas e Luke chupava sua chupeta, ou um pirulito que Pedro
(o sócio do bar, Pedro Anis Issa Benuthe) lhe dava às escondidas. Acho que escrevi algumas letras durante esses tempos, "The Ship Song" e "Papa Won't Leave You, Henry" e "Foi Na Cruz", mas, na maioria das vezes, eu ficava apenas sentado fumando cigarro, bebendo uma cerveja e conversando com Luke, enquanto ele chupava seu "Chupa Chup" e observava e ouvia.

Aqueles dias na São Pedro eram simples e bons. Foram os melhores momentos. Agora, os empreendedores estão demolindo o bar e construindo um prédio de apartamentos de luxo em seu lugar. Entendo que assim é o mundo - as coisas vão e vêm - e sei que enfrentamos problemas mais prementes do que a demolição de um barzinho em São Paulo, mas mesmo assim um pedaço da alma da Vila Madalena se perderá quando eles botarem aquele lugar abaixo, e um pedaço da minha também.

Por isso, me despeço da Mercearia São Pedro, o maior bar do mundo, e agradeço ao Pedro, pela gentileza que sempre demonstrou com meu filho, Luke.

Com amor, Nick
"