Em um post misterioso em sua página no Facebook, o baixista Simon Gallup anuncia a sua saída do The Cure. "Com um coração levemente pesado eu não sou mais um integrante do The Cure. Boa sorte para eles todos", escreveu.

Mais abaixo, respondendo a um fã querendo saber se a decisão tinha relação com algum problema de saúde, o músico respondeu que estava bem, e apenas havia se "cansado das traições", sem explicar que traições seriam essas.

Depois do líder, e fundador da banda, Robert Smith, Gallup era o integrante da banda que há mais tempo estava no Cure. Ele se juntou ao grupo em 1979, participando dos três álbuns de temática soturna que ajudaram a popularizar o grupo na Inglaterra: "Seventeen Seconds", "Faith" e "Pornography", lançados entre 1980 e 1982.
The Cure

Ele então deixou a banda por um curto período, quando formou o Fools Dance, mas retornou em 1985, quando o então quinteto entrou em sua fase de maior sucesso comercial, tendo permanecido no posto até agora.

O The Cure não lança um álbum desde 2008, ainda que Smith esteja sempre prometendo que o sucessor de "4:13 Dream" irá sair em breve. Em julho de 2019, Gallup, citando, "uma séria situação pessoal", não tocou com a banda no Fuji Festival, no Japão. Naquela ocasião, ele foi substituído pelo seu filho Eden Gallup.