A MTV entrou no ar há 40 anos, em primeiro de agosto de 1981. Discretamente, a emissora de TV a cabo, que só transmitia música 24 horas por dia - os programas especiais, animações e reality shows só viriam mais tarde - foi conquistando um espaço dentro da indústria e, não demorou muito, passou a ditar os gostos da juventude norte-americana e, por consequência, de boa parte do planeta, apresentando novos ídolos, e reembalando veteranos para a década de 80.

A emissora começou bem conservadora, a se julgar pelo que foi exibido em seu primeiro dia. Foram poucas mulheres, e só se viam rostos negros se eles eram músicos acompanhantes ou membros de bandas racialmente integradas. Nesse princípio, a MTV tocava muito o chamado AOR - aquele rock de FM de bandas como Styx e REO Speedwagon, artistas veteranos, Rod Stewart (abaixo) em particular, e também bandas da geração New Wave.
Rod Stewart

Aos poucos o canal se viu obrigado a ampliar seus horizontes - a explosão de Michael Jackson abriu de vez a MTV para a black music e, no fim da década, o hip-hop já era responsável por trazer os mais altos índices de audiência para eles.

Nesse #TBT relembramos os primeiros dez clipes vistos na MTV dos EUA (a versão brasileira chegaria aqui em fins de 1990) contando um pouco da história deles, e também algumas "faixas bônus" que merecem ser lembradas por sua importância pioneira.

"Video Killed The Radio Star" - The Buggles (duas exibições)

É difícil imaginar uma outra música abrindo a emissora que revolucionou o mundo musical do que uma chamada "O vídeo matou a estrela do rádio", grande hit da dupla de tecnopop formada por Trevor Horn, que se tornaria um dos maiores produtores da década, e Geoff Downes. A canção virou um símbolo do início dos anos 80, e, ainda hoje, segue bastante popular.



"You Better Run" - Pat Benatar (duas exibições)

Benatar foi uma das maiores estrelas do início dos anos 80 nos EUA. "Crimes of Passion", de onde saiu essa faixa, que não chegou a fazer muito sucesso, conquistou o disco quádruplo de platina. É dele a música mais conhecida da roqueira: "Hit Me With Your Best Shot"



"She Won't Dance With Me" - Rod Stewart (duas exibições)

Quem ligou a MTV naquele primeiro dia de transmissão e ficou colado na telinha, viu muito Rod Stewart, talvez até mais do que desejasse. Foram nada menos que 16 aparições, com 11 músicas diferentes. Essa aqui veio do pouco lembrado álbum "Foolish Behaviour" e tem duas curiosidades: o nome de Jorge Ben como co-autor (seria uma compensação pelo plágio de "Taj Mahal" em "Do Ya Think I'm Sexy?") e o uso da palavra "fuck", que não foi editado - sendo esse o primeiro palavrão a aparecer no canal.



"You Better You Bet" - The Who (cinco exibições)

Naquele primeiro de agosto, quem sintonizou a MTV não viu nada de Beatles (nem da carreira solo de seus integrantes) ou Rolling Stones. Apesar disso, a era de ouro do rock inglês dos anos 60 foi representada pelo The Who, com a principal faixa, e último single realmente memorável da banda, do álbum "Face Dances", o primeiro que eles lançaram depois da morte do baterista Keith Moon.



"Little Suzi's On The Up" - Ph.D (três exibições)

A mais obscura das bandas desse especial, o Ph.D era um trio que logo encerraria as suas atividades. Essa música seria regravada no meio dos anos 80 pelo Tesla. Eles são mais lembrados por outra música, "I Won't Let You Down". O vocalista Jim Diamond, morto em 2015, emplacaria, em 1985, outro grande hit: a balada "I Should Have Known Better".



"We Don't Talk Anymore" - Cliff Richard (duas exibições)

O artista com mais tempo de carreira desta lista, Richard lançou seu primeiro single em 1958 e é uma verdadeira instituição no Reino Unido. No resto do mundo, e nos EUA em particular, ele nunca conseguiu o mesmo sucesso que em sua terra natal, onde é conhecido como "o Elvis britânico". Este single é uma das raras exceções e fez muito sucesso por lá e também em outros países, incluindo o Brasil.



"Brass In Pocket" - The Pretenders (duas exibições)

Um dos vários singles poderosos da banda liderada, ainda hoje, por Chryssie Hynde. Essa faixa, que está no primeiro disco do quarteto, chegou no 14° lugar nos EUA e em primeiro no Reino Unido.



"Time Heals" - Todd Rundgren (três exibições)

Grande visionário, Rundgren já era um veterano mesmo naqueles dias. Essa canção não chega a ser muito especial, bem como o disco de onde ela saiu - "Healing", lançado em janeiro daquele mesmo ano. Já o vídeo é bem interessante e um dos primeiros que mostram a preocupação em criar uma linguagem própria para os clipes, além do padrão "artista dubla a música em um cenário sem adereços" com o uso de efeitos especiais, ainda modestos, e um conceito artístico.



"Take It On The Run" - REO Speedwagon (três exibições)

Lançando discos desde 1972, essa banda fez um enorme sucesso nos EUA entre 1980 e 1984 com seu rock de arena e as power ballads, das quais essa é um ótimo exemplo. O álbum "Hi Infidelity" ganhou disco de diamante (por 10 milhões de cópias vendidas) e, neste mesmo dia, a MTV também exibiu o clipe de "Keep On Loving You", que foi a primeira música que atingiu o número 1 na Billboard mostrado na emissora.



"Rockin' The Paradise" - Styx (três exibições)

Mais AOR, o Styx viveu o auge do sucesso entre 1977 e 1983 - quando lançaram cinco álbuns muito populares. "Paradise Theatre", de onde saiu essa canção, foi o único a chegar ao número 1 e ganhou disco triplo de platina.



"Bonus tracks"

Confira mais cinco vídeos que foram mostrados naquele 1 de agosto de 1981 que merecem ser lembrados:

"Just Between You And Me" - April Wine e "In The Air Tonight" - Phil Collins. Ao lado do clipe do The Who, esses foram os outros vídeos que passaram cinco vezes na programação. O April Wine era uma banda de hard rock do Canadá que também fazia sucesso com as suas baladas de pegada pesada.

A faixa de Collins marcou a estreia do baterista e vocalista do Genesis em carreira solo e o levou ao megaestrelato. "In The Air Tonight" é daquelas canções que marcaram época, especialmente pelo som de bateria, que acabou se tornando uma marca dos anos 80, e ainda hoje surpreendem novos ouvintes.





"Iron Maiden" - Iron Maiden

Coube ao venerado quinteto britânico a honra de terem a primeira canção de heavy metal exibida na MTV



"Rat Race" - The Specials e "Celebrate The Bullet" - The Selecter

A banda inglesa, principal nome do movimento 2Tone, trouxe influências de ska e reggae para o punk e fez história, também por ter uma formação racialmente integrada. O guitarrista, Lynval Golding, e o vocalista e percussionista, Neville Staple, foram os primeiros artistas negros vistos na MTV.

Neste primeiro dia, apenas uma outra vez algo semelhante foi visto, e foi, novamente, com uma banda de 2Tone, o Selecter, com "Celebrate The Bullet"