Marisa Monte acaba de lançar o seu aguardado novo álbum. "Portas" é o oitavo disco solo da artista e o primeiro em uma década. Neste tempo ela reativou os Tribalistas, a banda que formou com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown - o trio lançou seu segundo trabalho em 2017 e também saiu, pela primeira vez, em turnê.

Antunes é um nome bastante presente entre os parceiros da artista. O nome dele aparece nos créditos de três, de um total de 16, canções do disco. Carlinhos, não tem nenhuma faixa em um trabalho de Marisa, a primeira vez desde 1994. Em compensação, o filho dele, Chico Brown, também neto de Chico Buarque, desponta como o novo grande colaborador musical da cantora. Ele a ajudou a compor quatro faixas do trabalho.

"Portas" também marca a retomada da parceria Marisa/Nando Reis, que estava dormente desde o início dos anos 90. Os dois escreveram "Praia Vermelha".

Marcelo Camelo, Seu Jorge e Pretinho da Serrinha também compuseram com a artista, sendo que o guitarrista do Los Hermanos é o autor solitário de "Espaçonaves", a única canção que não tem tem Monte também como compositora.

Musicalmente, "Portas" se mostra variado, com faixas de levada mais pop, além de samba, bossa-nova, MPB de pegada setentista e outras de caráter mais nostálgico, caso de "Vagalumes".

Ouça:



"Portas" tem as seguintes músicas:

1 - "Portas"
2 - "Calma"
3 - "Déjà Vu"
4 - "Quanto Tempo"
5 - "Medo do Perigo"
6 - "A Língua dos Animais"
7 - "Praia Vermelha"
8 - "Totalmente Seu"
9 - "Em Qualquer Tom"
10 - "Espaçonaves"
11 - "Fazendo Cena"
12 - "Sal"
13 - "Vagalumes"
14 - "Elegante Amanhecer"
15 - "Você Não Liga"
16 - "Pra Melhorar"

O álbum também ganhou uma versão visual que pode ser vista no YouTube: