Paulo Gustavo, morto na noite de ontem (4) com complicações causadas pela COVID-19, nunca escondeu o carinho que tinha por Déa Lúcia, a sua mãe. Afinal ela foi a maior inspiração para a criação de Dona Hermínia, o mais célebre de seus personagens. Déa foi cantora e teve um grupo que animava festas e casamentos até meados dos anos 2000.

Paulo, sempre que pôde, abriu espaço nos seus espetáculos para que a sua mãe pudesse brilhar, e o público também tivesse a chance de conhecê-la. Um exemplo está no vídeo abaixo, em trecho retirado do DVD "Hiperativo" de 2015 onde ela a convida ao palco para cantar "Sandália de Prata", clássico de Ary Barroso, também conhecida como "Isto aqui o que é?".

Veja:



Paulo Gustavo foi além e, em 2019, criou todo um espetáculo para Déa. "O Filho Da Mãe" passou por diversas cidades do Brasil e era, acima de tudo, um show musical, ainda que o humor estivesse presente, onde mãe e filho, cantavam de standards da bossa nova, a hits do novo pop brasileiro e relembravam histórias de vida.

"Ela sempre quis ser cantora. Quando precisava nos sustentar, trabalhava em colégios durante o dia e cantava à noite, mas nunca fez um show assim, em teatro, com produção, cenário e banda. Quis dar este presente e fazer esta homenagem para ela." Foi assim que Paulo Gustavo justificou o projeto que levou milhares de pessoas a teatros e casas de show e teve produção musical de Zé Ricardo, o curador do Palco Sunset do Rock In Rio, e uma banda com músicos do primeiro time.

Veja um trecho do espetáculo em vídeo feito por um espectador: