A música brasileira está em luto com a morte do cantor Agnaldo Timóteo, no Rio de Janeiro, neste sábado (3). Aos 84 anos anos, o artista foi mais uma vítima da Covid-19 no país. Ele estava internado em uma UTI em um hospital no Rio de Janeiro desde o dia 17 de março

Timóteo foi um dos mais populares cantores românticos do Brasil. Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 1936, Agnaldo começou sua carreira cantando em programas de rádio da cidade, onde ficou conhecido como o "Cauby Peixoto Mineiro".

Ele se mudou para o Rio de Janeiro, no início dos anos 60, onde trabalhou como torneiro mecânico, até decidir abraçar a carreira artística. Ele ainda foi motorista de Angela Maria, que lhe deu muito apoio nesses primeiro anos - no futuro eles gravariam juntos em diversas ocasiões.

O sucesso não chegou de imediato. Seu primeiro álbum saiu em 1965 e continha uma das canções que se tornaram uma de suas marcas: "Mamãe", e muitas versões de sucessos internacionais. Já o segundo não foi tão bem e ele chegou a temer pelo seu futuro. A ajuda acabou vindo das mãos de Roberto Carlos que lhe presenteou com "Meu Grito". Carro chefe de seu disco de 1967, a música explodiu, as vendas estimadas estão em mais de 600 mil cópias, e Timóteo nunca mais precisou se preocupar com a sua carreira.
Agnaldo Timóteo


Desde então, ele se destacou pelo lançamento de músicas românticas como "Os Verdes Campos da Minha Terra" e "A Galeria do Amor" e se tornou um dos artistas mais populares do paiís vendendo centenas de milhares de cópias de seus LPs. A personalidade forte também sempre foi uma de suas maiores características, e el sempre soube tirar proveito disso, um de seus trabalhos mais populares se chamava "Os Brutos Também Amam". As canções de temática religiosa também eram constantes em seu repertório.

Nos anos 80, ele ingressou em uma carreira política que incluiu mandatos como deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro e também vereador na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos 2000, ele teve dois mandatos como vereador em São Paulo.

Mesmo sem vender tanto como em sua época de ouro, ele jamais parou de gravar e nem de fazer shows em todo o país. Pouco antes de apresentar os primeiros sintomas do novo coronavírus ele tinha um concerto agendado em Santa Rita de Cássia na Bahia.

Ouça "Meu Grito":



"A Galeria do Amor"



Veja também esse programa gravado pela TV Cultura onde ele falou sobre a sua trajetória: