Foo Fighters, Iron Maiden, Rage Against The Machine, as veteranas Carole King e Dionne Warwick e os rappers Jay-Z e LL Cool J são alguns dos nomes que poderão entrar para a "classe de 2021" do Hall da Fama do Rock and Roll.

A lista de pré-indicados só foi divulgada hoje, 10. Tradicionalmente, os nomes são revelados no final do ano anterior, mas, como já era esperado, a pandemia da COVID-19 alterou os planos.

A relação de 16 nomes junta veteranos, como Tina Turner, Dionne Warwick e Carole King, 81, 80 e 79 anos respectivamente, com outros mais "novatos", Jay-Z está com 51 anos e Dave Grohl dos Foo Fighters, 52 (Taylor Hawkins, baterista da banda, com 48 anos, é o mais jovem entre todos os possíveis membros).

Nomes que já fazem parte do Hall da Fama poderão vir a fazer parte uma segunda vez. O já citado Grohl, entrou como ex-membro do Nirvana, Tina Turner pela dupla que tunha com seu marido Ike Turner e Carole King que entrou na categoria especial dedicada aos compositores.
Kate Bush

Na outra ponta estão nomes como Kate Bush (acima), Devo ou Todd Rundgren, que já estiveram em outras ocasiões como pré-indicados, mas acabaram ficando de fora da seleção final.

De todos esses casos, nenhum supera o de Chaka Khan. A cantora já foi uma "quase integrante" do Hall da Fama em nada menos que outras seis vezes, quatro como parte do Rufus e duas como solista. Será que na sétima vez ela será finalmente aceita? Outro que está quase empatado em pré-indicações é LL Cool J, com seis.
New York Dolls

Os prêmios póstumos, caso sejam entregues, também serão poucos. Apenas o nigeriano Fela Kuti (1938-1997), já morreu. Entre as bandas, os New York Dolls (acima) sofreram as maiores baixas, com apenas um integrante, o vocalista David Johhansen, ainda vivo.

Para fazer parte do Hall Of Fame, o artista precisa ter lançado seu disco de estreia, álbum ou compacto, de 1995 para trás. De forma que Jay-Z (abaixo) e os Foo Fighters são os únicos da lista que já poderão ser aceitos logo em seu primeiro ano de elegibilidade.
Jay-Z

Os seis escolhidos serão divulgados em maio e a data da cerimônia só será divulgada posteriormente. Os nomes são decididos por um painel de especialistas, mas há também uma página de votação popular que pode ajudar na decisão de foram direta, já que o escolhido vira um voto na urna, ou indiretamente, como forma de pressionar os votantes a escolherem os nomes favoritos. .

Veja a lista dos pré-indicados e ouça uma canção representativa de cada um deles. Em parêntesis o ano de lançamento do álbum de estreia:


Jay-Z (1996)



Foo Fighters (1995)



Mary J. Blige (1992)



Iron Maiden (1980)



Tina Turner (1974)



The Go-Go's (1981)



Rage Against the Machine (1993)



Kate Bush (1978)



Devo (1978)



Chaka Khan (1978, com o Rufus, 1973)



Carole King (1970)



Fela Kuti (1970)



LL Cool J (1985)



New York Dolls (1973)



Todd Rundgren (1968, como membro do Nazz, 1970, solo)



Dionne Warwick (1963)