Mary Wilson (ao centro na foto acima), a única integrante das Supremes que fez parte de todas as formações do grupo, morreu nesta segunda-feira (8), aos 76 anos, enquanto dormia em Las Vegas. Ao lado de Diana Ross e Florence Ballard ela fez parte de um dos grupos de maior sucesso em toda história da indústria fonográfica, e ajudou a fazer da gravadora Motown um verdadeiro império na década de 60.

Os números impressionam: entre 1964, ano de "Where Did Our Love Go?", até 1970, quando saiu "Someday We'll Be Together", este sem a voz de Wilson, elas tiveram 12 singles no topo da parada americana.

As Supremes começaram sua carreira como um quarteto, chamado The Primettes, em 1959. Em 1961, já como trio, elas passaram a gravar pela Motown, mas o sucesso não foi imediato. Os primeiros oito compactos não causaram maior repercussão e a maré só mudou com a chegada de "Where Did Our Love Go?" quando elas que tinham Ross como figura de frente e principal cantora, se tornaram populares em todo o planeta.
The Supremes

Com o sucesso, as tensões cresceram, especialmente com a figura cada vez mais popular de Ross, e as outras duas sendo vistas mais e mais como figurantes. Florence Ballard acabou demitida e Cindy Birdsong assumiu o seu posto em 1967, quando o trio foi rebatizado "Diana Ross and The Supremes".

Ross partiu para a carreira solo em 1970, deixando Wilson como a única integrante original (e o nome revertido, novamente, para The Supremes).

Mesmo sem a popularidade de outrora, o grupo ainda conseguiu emplacar um bom número de hits na parada dos EUA, foram cinco singles no top 20, e quatro com vendas superiores a um milhão de cópias, com "Stoned Love" (1970) e "Floy Joy (1971) merecendo figurar em qualquer antologia de grandes momentos da Motown.
The Supremes

O grupo chegou ao fim em 1977 e Wilson seguiu cantando esporadicamente. Seu primeiro disco solo sairia dois anos depois e o segundo só chegou ao mercado em 1992. Pouco antes de morrer ela disse que tinha planos de voltar a gravar para a Motown, que hoje é um selo da Universal.

A história das Supremes inspirou o musical de sucesso "Dreamgirls (1981), transformado em filme em 2006. O longa trouxe Beyoncé no papel de Deena Jones (a personagem inspirada em Diana Ross), mas quem brilhou mesmo foi Jennifer Hudson como a sofrida Effie White, baseada em Florence Ballard que morreu em 1976 com apenas 32 anos. A performance lhe garantiu um Oscar de melhor atriz coadjuvante. A versão ficcionada de Wilson, Lorrell Robinson, foi feita pela atriz Anika Noni Rose.

Relembre alguns hits do trio:

"Where Did Our Love Go?"



"You Can't Hurry Love"



"Stop! In The Name Of Love"



"Stoned Love"