Gerry Marsden, o vocalista e líder dos Gerry and the Pacemakers, morreu aos 78 anos neste domingo, dia 3. Uma infecção sanguínea, que acabou contaminando o coração do músico foi a causa da morte. Ele também já havia passado por cirurgias cardíacas e, ironicamente, como observou sua filha Yvette Marbeck, usava um marca-passos (pacemaker em inglês).

Os Pacemakers surgiram em Liverpool no início dos anos 60 e fizeram um enorme sucesso em 1963 e 1964 com a sua beat music, que tinha nos Beatles seu maior expoente. Os caminhos das duas bandas se cruzaram bastante. George Martin, também os produzia e o primeiro número 1 deles foi justamente "How Do You Do It", a canção que Martin queria que fosse o primeiro compacto dos Beatles.
Gerry & The Pacemakers

Como é sabido, a banda gravou a canção com má vontade (somente em 1995 ela foi lançada oficialmente) e acabou convencendo o produtor a que "Love Me Do", lançada em outubro de 1962, era uma canção própria, era uma escolha melhor.

Martin então passou a música para os Pacemakers, que a lançaram como seu primeiro single, em março do ano seguinte. George Martin, costumava brincar que seus instintos estavam certos, já que ela chegou ao número 1 (enquanto "Love Me Do" ficou no 17° posto, em seu lançamento original).

Os sucessos continuaram nos meses seguintes com "I Like It" e "You'll Never Walk Alone" também chegando ao primeiro lugar. Esta última, uma versão de uma música do musical "Carrossel" de Rodgers e Hammerstein, se tornaria a mais longeva de suas canções, depois de ter sido adotada pela torcida do Liverpool F.C..
Gerry & The Pacemakers

Ao contrário dos Beatles, que seguiram evoluindo e aumentando mais e mais a sua popularidade, os Pacemakers tiveram vida curta. Eles gravaram ainda pelo menos dois singles antológicos, "Don't Let The Sun Catch You Crying" e "Ferry 'cross The Mersey", essas também hits de respeito nos EUA, e enceraram suas atividades em 1966. A banda se reagrupou em 1972 e fazia o chamado circuito de nostalgia.
Gerry & The Pacemakers

Paul McCartney relembrou o velho colega em uma tocante postagem no Instagram. Junto com a foto acima, tirada em uma turnê que juntou as duas bandas de Liverpool mais o americano Roy Orbison, ele escreveu o seguinte:

"Gerry era um amigo desde nossos primeiros dias em Liverpool. Ele e seu grupo eram nossos maiores rivais na cena local. Suas performances inesquecíveis de 'You'll Never Walk Alone' e 'Ferry Cross the Mersey' permanecem no coração de muitas pessoas como lembretes de uma época alegre na música britânica. Minhas condolências vão para sua esposa Pauline e família. Até mais, Gerry. Sempre me lembrarei de você com um sorriso. - Paul".

Ouça os maiores hits do Gerry and the Pacemakers: