VEJA AQUI TODAS AS CATEGORIAS DA RETROSPECTIVA VAGALUME 2020!

Em um ano com ótimos clipes lançados, um em especial mereceu a nossa atenção na Retrospectiva 2020. "911" é certamente uma das melhores obras visuais da carreira de Lady Gaga.

O vídeo merece o título de "clipe do ano" por vários fatores. Recrutando o diretor Tarsem Singh (responsável pelo premiado clipe de "Losing My Religion", da banda R.E.M.), a "Mother Monster" deu liberdade total a ele.

O conceito do vídeo já havia sido pensado por Singh há 25 anos. "Eu já tinha essa ideia e estava esperando pela música certa para encaixá-la perfeitamente", conta.

Inspirado pelo cineasta Sergei Parajanov e seu clássico "A Cor Da Romã" (1969), uma obra centrada no abstrato e simbolismo, o diretor cria um universo de imagens baseado no que Gaga como personagem vive no final do clipe.

Porém, mais do que isso e diferente do que se pode pensar ao assistir pela primeira vez o vídeo, "911" é também uma referência à saúde mental da cantora, como aborda a sua letra. Em entrevistas, Lady Gaga contou que escreveu a música baseada na sua dependência em remédios antipsicóticos (o título é uma referência direta à medicação).

No Youtube é comum encontrar vídeos de youtubers e fãs apontando inúmeras referências no clipe, que certamente é um dos mais ricos em ideias nos últimos anos. Não é à toa que "911" merece ser o clipe do ano, uma obra de grande qualidade.



PRÓXIMA CATEGORIA: A MÚSICA MAIS OUVIDA DO ANO

CATEGORIA ANTERIOR: AS IMAGENS DO ANO