Mais listas de melhores de 2020 seguem sendo publicadas pela imprensa internacional. A Billboard acaba de eleger "folklore" de Taylor Swift o grande álbum do ano replicando o que se viu na enquete da Rolling Stone, divulgada na semana passada.

Para a revista, a cantora salvou a todos nós da monotonia da quarentena em 23 de julho, quando anunciou que seu novo trabalho chegaria no dia seguinte. Apesar de estar claramente ligado à pandemia da COVID-19, a publicação diz acreditar que o disco irá transcender esse momento e, futuramente, vai ser visto como um dos álbuns seminais da artista.

"folklore" também apareceu em mais três importantes enquetes deste tipo: ele está no top 100 do AllMusic Guide (que não ranqueia os discos em ordem de preferência), em 17° no do site Popmatters (que escolheu "Punsiher" de Phoebe Bridgers como número 1) e em nono na do diário inglês The Guardian (que está revelando aos poucos a sua lista).

Voltando à Billboard, ela também destacou algumas das unanimidades do ano, caso dos mais recentes lançamentos de Dua Lipa ("Future Nostalgia" ficou em segundo lugar), Fiona Apple, HAIM, Run The Jewels, a já citada Phoebe Bridgers, Jason Isbell e Perfume Genius.

Houve também espaço para o k-pop de BTS e BLACKPINK, o pop de Lady Gaga, e Ariana Grande e para um bom número de artistas latinos ("YHLQMDLG" de Bad Bunny no quarto posto foi o mais bem colocado entre eles).

Confira os dez primeiros lugares:

01. Taylor Swift - "folklore"
02. Dua Lipa - "Future Nostalgia"
03. The Weeknd - "After Hours"
04. Bad Bunny - "YHLQMDLG"
05. Lady Gaga - "Chromatica"
06. Lil Baby - "My Turn"
07. Fiona Apple - "Fetch the Bolt Cutters"
08. The Chicks - "Gaslighter"
09. Pop Smoke - "Meet the Woo 2"
10. Haim - "Women in Music Pt. III"

"WAP" ganha mais duas votações de melhor música
Cardi B

Listas de melhores canções de 2020 também estão sendo feitas e, nesse caso, o que se nota é que "WAP" de Cardi B com Megan Thee Stallion é a música que mais marcou o ano.

Ela acaba de ficar no topo da lista do NME - que por décadas circulou semanalmente nas bancas do Reino Unido e, hoje, sobrevive online - e na da Rolling Stone. A música também já havia aparecido no topo dos rankings da Pitchfork e NPR (a rede pública de rádio e televisão dos EUA) e em segundo na do The Guardian (atrás apenas de "Rain On Me (With Ariana Grande)" de Lady Gaga.

Veja o top 10 dessas duas listas:

Rolling Stone:

1. Cardi B com Megan Thee Stallion - "WAP"
2. Bob Dylan - "Key West (Philosopher Pirate)"
3. Christine and the Queens - ""
4. The Weeknd - "Blinding Lights"
5. Taylor Swift - "august"
6. Dua Lipa - "Don't Start Now"
7. BTS - "Dynamite
8. Fiona Apple - "Ladies"
9. Harry Styles - "Adore You"
10. The Chicks - "Gaslighter"

NME:

1. Cardi B com Megan Thee Stallion - "WAP"
2. Dua Lipa - "Physical"
3. IDLES – "Grounds"
4. Arlo Parks – "Black Dog"
5. Romy – "Lifetime"
6. Run The Jewels – "JU$T (Feat. Pharrell Williams & Zack de la Rocha)"
7. Rina Sawayama – "Xs"
8. Taylor Swift – "the last great american dynasty"
9. Phoebe Bridgers – "I Know The End"
10. The Strokes – "Bad Decisions"