Paul McCartney celebrou o centenário da publicação da primeira tira de Rupert, o Urso, disponibilizando, na íntegra e com imagem restaurada, o curta-metragem, que ele produziu, dublou e ajudou a escrever, estrelado pelo querido personagem.

"Rupert and the Frog Song" foi lançado em 1984. Com 14 minutos de duração, sua história simples: o ursinho sai para dar um passeio e acaba testemunhando um evento exclusivíssimo: um grande concerto, digno da Broadway, dado pelos sapos, que só acontece uma vez a cada dois séculos e que só pode ser visto por eles. No show, todos se juntam para cantar "We All Stand Together".

Na época, a música fez muito sucesso. O single ao terceiro lugar no Reino Unido, e o clipe passou muito na nossa televisão. Os críticos não gostaram nada da faixa e, mesmo hoje, não é raro ver jornalistas pegando no pé do músico lembrando da "canção dos sapos", como um momento não muito memorável de sua carreira.

O fato é que, enquanto música feita para um público infantil, ela funciona bem - e não se nega o clima mágico de todo o filme, com imagens de grande beleza criadas pelo diretor Geoff Dunbar. Desnecessário lembrar também, que McCartney sempre teve um fascínio com esse universo, vide "Yellow Submarine" dos Beatles, para ficarmos em um exemplo bastante conhecido.

"Rupert and the Frog Song" ganhou o BAFTA de curta-metragem em animação e não foi a última incursão dele pelo mundo do desenhos. Nos anos seguintes ele produziria mais dois filmes: "Tuesday" e "Tropic Island Hum".

Veja: