Gerson King Combo morreu na madrugada desta quarta-feira aos 76 anos. O cantor, um dos pioneiros da black music no Brasil, estava internado há três dias. Uma infecção generalizada e complicações causadas pela diabetes foram as causas de sua morte.

Gérson Rodrigues Côrtes era irmão do compositor Getúlio Cortes e começou a carreira em 1963, aos 20 anos. Sua carreira discográfica se iniciou em 1969, quando lançou alguns compacto e um obscuro álbum creditado a " Gerson Combo e a Turma do Soul", com versões suingadas para clássicos da música brasileira.
Gerson King Combo

Ele só voltaria a gravar em 1977, agora inserido no funk e soul de protesto. Reimaginado como uma versão brasileira de James Brown, Combo se torna um porta-voz do movimento black power, cantando músicas de exaltação á raça negra como "Mandamentos Black", seu maior clássico, e "Uma Chance". Como prova de sua credibilidade, a contracapa do disco trazia um telegrama de felicitações do próprio James Brown.



Depois de dois álbuns, e sem contrato, Combo abandonou a música. Ele seria redescoberto no final dos anos 90, época marcada pela revalorização da música brasileira influenciada pelo soul e funk, voltando a gravar e a se apresentar ao vivo com mais frequência, "Mensageiro da Paz" de 2001 sai pela Warner e ele passa a ser tratado pelas novas gerações como grande nome da soul music feita no Brasil.

Uma de suas últimas aparições públicas aconteceu no Big Brother Brasil desta ano, quando surgiu, de surpresa, no telão, em uma participação que deixou o participante Babu Santana muito emocionado.