Uma estátua de bronze de John Lennon, que estava em exibição no Hard Rock Café em Londres desde que foi construída, há dois anos, pode fazer uma tour pela cidade natal do músico. A criadora da obra, Laura Lian, propôs que a escultura fosse levada para Liverpool para marcar o aniversário do ex-Beatle, que completaria 80 anos em outubro.

De acordo com o The Guardian, Lian quer que a escultura também seja exibida pela cidade até o dia 21 de setembro - Dia Internacional da Paz, além de percorrer todos os bairros da região metropolitana de Merseyside, onde Lennon morou na infância, pelos próximos dois anos.

"Com todo esse problema do mundo sobre estátuas ... a pandemia e os conflitos, é certo que Lennon deve voltar para onde ele pertence. Para minha geração, crescendo em meio a protestos contra a guerra do Vietnã e a ameaça da guerra nuclear, Lennon foi uma inspiração pela maneira como ele nos inspirou a sonhar com a paz", disse a ela ao jornal.

Este ano, também marcará o aniversário de 40 anos de morte do músico, o que, segundo a própria criadora da obra, torna mais apropriado ainda que a estátua retorne à cidade.

"Eu sempre pretendi que a estátua tivesse um lar permanente em Merseyside e, em certo momento, parecia ela seria erguida na área de Strawberry Fields, em Liverpool. Esse projeto fracassou, mas quando o prefeito metropolitano da região, Steve Rotheram, sugeriu que ela subisse o bairro de Sefton, achei que era uma ótima idéia. Todos os anos, um bairro em Merseyside é indicado como o bairro da cultura e este ano é a vez de Sefton", acrescentou Lian.