Steve Priest, o baixista do Sweet morreu ontem (4) aos 72 anos. A causa não foi divulgada pela família. Com a sua morte, apenas um integrante da formação clássica do quarteto, o guitarrista Andy Scott, ainda está vivo. O vocalista Brian Connolly se foi em 1997 e o baterista Mick Tucker em 2002. Priest, o primeiro da esquerda na foto acima, liderava uma versão da banda nos EUA.

O Sweet, também chamado por The Sweet, foi um dos grandes nomes do glam rock britânico da primeira metade dos anos 70. O quarteto emplacou vários sucessos na parada, todos escritos e produzidos pela dupla Nicky Chinn e Mike Chapman. "Little Willie", "Blockbuster", esse o único número 1, "Hellraiser" e "The Ballroom Blitz" chegaram ao top 5 com sua mistura de pop e hard rock, ajudadas também pelo visual extravagante que eles usavam em shows e apresentações na televisão.
The Sweet

O grupo foi marcado por uma carreira bem dividida. Os singles eram sempre criados por Chapman e Chinn, enqauanto os álbuns traziam músicas compostas pelos seus integrantes. Em 1974 eles finalmente "se libertaram". "Fox On The Run", composta pela banda, chegou ao quinto lugar nos EUA e em segundo no Reino Unido, apontando um futuro promissor para o grupo que, como se viria, acabou não se concretizando.

O álbum "Give Us A Wink" (1976) ainda chegou no top 30 dos EUA, em seu país natal eles nunca venderam muitos LPS, mas, em seguida, o quarteto nunca mais fez o mesmo sucesso, com exceção do single "Love Is Like Oxygen", que chegou ao top 10 do Reino Unido e EUA em 1978.

O Sweet encerrou suas atividades em 1981 e, nos anos seguintes, três de seus membros criaram versões da banda para fazer shows. A do vocalista Connely durou de 1984 a 1997. A de Priest estava na ativa desde 2008 e a de Andy Scott, formada em 1985, segue se apresentando no circuito de nostalgia do Reino Unido.

Ouça três grandes momentos da banda:

"The Ballroom Blitz" (1973)




"Blockbuster" (1973)



"Fox On The Run" (1975)