Cazuza
A Sociedade Viva Cazuza, fundada por Lucinha Araújo, mãe do artista morto em julho de 1990, publicou em sua página no Facebook, uma mensagem desautorizando o uso da música "Brasil" em manifestações tidas como antidemocráticas, como as que pedem o fechamento do Congresso e STF. Os dois co-autores da canção, George Israel e Nilo Romero, também assinaram o manifesto.

A música foi lançada pelo cantor em 1988 e se tornou mais conhecida na gravação feita quase que simultaneamente por Gal Costa que foi utilizada na abertura da tele-novela "Vale Tudo", uma das mais bem-sucedidas já exibidas no país.

Desde então, a música acabou se tornando muito popular em protestos e momentos de grande indignação popular, graças especialmente ao verso "Brasil, mostra a tua cara".

Leia a íntegra do texto que foi publicado no dia 8 de maio:

Prezados Senhores,
Foi com grande pesar que tomamos conhecimento através de artigo no jornal Folha de São Paulo, do dia 03/05/2020 com o título “Bolsonaro Volta a apoiar ato contra o STF e Congresso e diz que Forças Armadas estão ao ‘lado do povo'”, que a música “BRASIL” foi uma das usadas na manifestação. Brasil é uma música de grande importância na democracia brasileira e ser usada junto a gritos de ordem e cartazes que pedem o fim da democracia é inaceitável.

Com base nas prerrogativas dadas pelo artigo 29 da Lei de Direitos do Autor (Lei 9610/98), a Viva Cazuza desde logo torna pública a proibição da execução de qualquer obra ou intepretação de Cazuza em qualquer evento e/ou manifestação dessa natureza, ficando qualquer um que desrespeite esta proibição sujeito à aplicação das sanções civis e penais cabíveis em virtude de violação de direitos autorais.

Apoiamos a democracia e não atitudes violentas. Seguimos as orientações da OMS que recomenda que a população fique em casa, em isolamento, pensando no bem de todos, sendo solidários e trabalhando para diminuição do sofrimento e privação dos mais vulneráveis.
Atenciosamente,
Lucinha Araújo (Cazuza), George Israel e Nilo Romero